segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Venha da lá esse mês de Dezembro


A época do Sporting está a correr a um nível muito positivo em todas as competições. No campeonato os leões ainda não perderam e estão a apenas dois pontos da liderança da prova. Na Champions League os 7 pontos somados até ao momento garantem a permanência na Europa e até podem dar para avançar na prova milionária, apesar de ser muito complicado. Na Taça de Portugal já foram ultrapassadas duas barreiras e na Taça da Liga ainda há muito para jogar. 

Calendário de Dezembro



Nos 7 jogos a realizar em Dezembro, os seis primeiros são disputados a um ritmo frenético de duas partidas por semana. Para a Liga serão disputadas 3 partidas Belenenses (C), Boavista (F) e Portimonense (C). Jogos complicados e extremamente importantes, por dois motivos fundamentais. O primeiro passa pela possibilidade de ganhar pontos a pelo menos um dos rivais na luta pelo título e depois porque o mês de Janeiro inicia-se com uma visita ao Estádio da Luz. 

Na Liga dos campeões há uma partida para vencer em Barcelona e a equipa tem de entrar focada nesse objectivo, apesar de todos reconhecerem a grande valia dos blaugrana. De qualquer forma, os leões já provaram no jogo de Alvalade que conseguem competir com os melhores.

Na Taça de Portugal, o sorteio ditou um Sporting-Vilaverdense. Uma adversário muito interessante, uma vez que nos permite poupar um pouco os jogadores em meados do mês. Na Taça da Liga antevejo uma luta até ao final pela qualificação. Uma vez que o derby será depois do jogo com o Belenenses é provável que Jorge Jesus faça descansar vários jogadores nesse jogo. A pontuação nessa altura também pode ser importante para as decisões a serem tomadas. 

Objectivo Principal: Natal em 1º lugar


Infelizmente, este pequeno objectivo não depende do Sporting, uma vez que seguem com menos 2 pontos do que o Porto. Mas este objectivo tem de ser passado aos jogadores. Só ganhando os 3 jogos haverá essa possibilidade e é nisso que os jogadores se têm de concentrar. Na Champions ninguém pode exigir o que quer que seja. Temos uma possibilidade e temos de nos agarrar a ela com toda a força. Nas taças nacionais temos a obrigação de ganhar os jogos em disputa para avançarmos para a próxima fase. O empate com o Marítimo dificultou as coisas mas continuo a achar que se temos tudo para avançar para a próxima fase. Para que não restem dúvidas, quero muito ganhar a Taça da Liga. É uma competição que faz falta ao nosso palmarés e que não admito que não se lute por ela. Não será a utilização de jogadores menos rodados que terá esse efeito. 

Os homens do momento


Esta época o Sporting tem conseguido ter os seus principais jogadores a renderem a um nível muito alto. É por isso muito complicado Senão vejamos:

- Rui Patrício tem estado perfeito. 

- A dupla Coates-Mathieu tem estado irrepreensível. 

- Coentrão está cada vez melhor em termos físicos e se analisarmos os números dos laterais esquerdos dos 3 grandes, só é ultrapassado em tempo de jogo por Alex Telles. Nada mau para quem diziam ter chumbado nos exames médicos, não é senhores do Correio da Manhã?

- Piccini e Ristovski são duas grandes opções para o lado direito.

- No meio campo Battaglia tem uma disponibilidade incrível e juntamente com William têm sido o motor da equipa.

- Bruno Fernandes tem sido o melhor jogador da Liga até ao momento. Os números desta época são avassaladores: 8 assistências e 7 golos em apenas 20 jogos com a verde e branca.

- Gelson Martins a fazer a sua melhor época de sempre no Sporting. Já leva 6 golos e 4 assistências. Com o golo de ontem completou 20 golos ao serviço dos leões.

- Acuna tem uma enorme disponibilidade para a equipa. As 5 assistências e 3 golos reflectem o papel ofensivo que tem na equipa, mas é mesmo em termos defensivos tem sido um monstro a apoiar os colegas mais recuados.

- Bas Dost, o tal avançado que alguma imprensa quis colocar em crise, leva já o melhor arranque em termos de golos da sua carreira. O holandês está a 1 golo de completar 50 golos com a verde e branca. 

Venha então de lá esse mês de Dezembro!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

7 comentários:

  1. Concordo, excepto com a porcaria da Taça da Liga. Temos de cagar nisso de uma vez por todas. Não é uma competicão para o Sporting.

    O jogo com o Barcelona vai ser fundamental. Prefiro que não se arrisque pois a equipa irá rebentar-se toda para continuarmos na mesma situacão, que é ir à Liga Europa. Liga essa que não deve ser uma prioridade. Passamos uma eliminatória se der e saimos na seguinte. Não vale a pena andarmos aqui a sonhar com titulos europeus quando na realidade já temos dificuldade em conciliar campeonato com os grupos da Champions. Na LE jogamos duas semanas seguidas todos os meses.... coisa que claramente não temos capacidade de fazer com o plantel actual. Os dois empates foram em ressacas europeias, quer para Sporting quer para o porco. Pensem nisso. (O carnide teve um empate e uma derrota). Apenas 3 equipas da Champions continuam apenas com vitorias em ressacas europeias, de um total de 32.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que temos de gerir bem os jogadores e dar oportunidades aos que jogam menos, mas mesmo jogando com os "suplentes" temos de dar tudo para conquistar a prova.

      A questão das competições europeias é importante por causa do ranking da UEFA. É importante continuarmos a pontuar para no futuro não termos de levar sempre com tubarões como aconteceu no ano passado e este ano.

      Eliminar
  2. Penso que faltam menções importantes ao Podence, André Pinto e Bruno César, que têm sido segundas opções/suplentes muitíssimo competentes e merecem esse reconhecimento da sua importância na equipa e nos mais recentes resultados.

    Tenho pena que o Iuri Medeiros não esteja no lote acima. Pode ser que demonstre finalmente a sua qualidade, esforço e adaptação ao modelo de jogo do JJ nos próximos jogos da Taça da Liga e Taça de Portugal. Certamente traria uma enorme felicidade à maioria dos Sportinguistas que torcemos pelo sucesso dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida. Falei apenas nos jogadores que têm jogado mais tempo. Esses 3 jogadores serão muito importantes no resto da época.

      Quanto ao Iuri também tenho pena, mas parece ser mesmo um problema de falta de atitude. Pelo menos o JJ falou disso depois do jogo da Taça.

      Eliminar
  3. O joga da taça não é às 15h00 mas sim às 19h00!! E duvido que o jogo contra o Portimonense seja às 11h45 da manhã...seria mau demais depois da má experiência do ano passado ainda por cima contra uma equipa como o Portimonense que está habituada a jogar a essas horas..no ano passado estava na 2ª liga!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Mister do Café pela partilha e informação. Espero que, passando Dezembro sem sobressaltos no que toca ao Campeonato, em Janeiro possamos contar com o Pity Martinez fazer na esquerda o que o Gelson Martins faz na direita. Saudações leoninas

    ResponderEliminar