segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

#ONatalÉVerde: Estamos onde queremos estar


Este ano os Sportinguistas terão no sapatinho uma enorme alegria dada por todas de modalidades de equipa seniores do clube. É que todas elas estão na liderança dos respectivos campeonatos, senão vejamos:

Futebol



No futebol lideramos o campeonato com mais um jogo do que o Porto que hoje pode igualar o Sporting na liderança da Liga. Independentemente desse resultado estaremos na frente da Liga no Natal. 

Acho que os Sportinguistas não estão a dar o devido valor à época extraordinária que a equipa de futebol tem feito. Relembro que tivemos de começar a época mais cedo por causa da pré-eliminatória da Champions. Muita gente vaticinou que o Sporting não iria entrar na Champions, mas a verdade é que uma exibição fantástica da Roménia garantiu a qualificação dos leões. Na fase de grupos tivemos de disputar 6 partidas de intensidade máxima, sendo que 4 delas foram com 2 colossos europeus. Jogos muito complicados onde o Sporting demonstrou toda a sua qualidade. Infelizmente, não conseguimos a qualificação para a ronda seguinte, mas frente a estes 2 colossos era difícil fazer melhor. 

No meio de tanta competição, mostramos o nosso valor e revertemos um dos problemas da época passada: os jogos seguintes às competições europeias. Na Liga o Sporting teve apenas 3 deslizes (Braga, Porto e Moreirense), sendo que apenas este último pode ser considerado com um falhanço. Na Taça de Portugal avançamos 3 eliminatórias e estamos nos quartos de final e na Taça da Liga temos dois jogos para decidir a qualificação até ao final deste mês. Já o disse e repito. Quero muito ganhar a Taça da Liga e acho que devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para o conseguirmos, mas sem nunca hipotecar possibilidades no campeonato nacional. 

Para além das dificuldades de calendário há ainda que referir os muitos jogadores novos que entraram na equipa esta época. Numa base regular no 11 de Jorge Jesus temos: Piccini, Fábio Coentrão, Mathieu, Battaglia, Bruno Fernandes e Acuna. É mais de meia equipa.

Futebol Feminino



As leoas seguem na liderança da Liga com 11 vitórias em outros tantos jogos e já conquistaram a Supertaça. Troféu que se junta ao Campeonato nacional e Taça de Portugal conquistadas na época passada. A secção conta com um impressionante registo desde o regresso ao clube na temporada passada. Em 44 jogos oficias para as competições nacionais as leoas somam 42 vitórias e apenas 2 empates. Em termos internacionais a equipa ficou-se pela fase de grupos da Champions League com duas vitórias e uma derrota. 

Futsal



No Futsal, os comandados de Nuno Dias já levantaram dois troféus: Taça de Honra da AF.Lisboa e a Supertaça. Na Liga, 15 jogos e 15 vitórias. Nas competições europeias mais uma participação brilhante com a equipa a qualificar-se mais uma vez para a Final 4 da Uefa Futsal Cup. No total estamos a falar de 24 jogos e 24 vitórias em jogos oficiais nesta época. Brilhante!

Andebol



Depois da derrota na Supertaça frente ao ABC, os campeões nacionais reagiram bem e lideram a liga de Andebol com uma vantagem de dois pontos para o Porto e Benfica. Na Champions da modalidade o Sporting teve uma participação meritória contra equipas com orçamentos de equipa de futebol. Ficou o amargo de boca na partida com o Montpellier que poderíamos ter ganho e assim ter feito história frente a uma equipa que já venceu a competição. Ontem, mais uma goleada (41-18) qualificou os leoes para a próxima ronda da Taça de Portugal.


Hóquei em Patins



Nove vitórias em outras tantas partidas para a nossa equipa de hóquei em patins no nosso campeonato. Confesso que esta equipa tem sido aquela que mais prazer de acompanhar me tem dado durante esta época. A equipa montada por Paulo Freitas demonstra um espírito de equipa e solidariedade absolutamente fantástico (faz lembrar a equipa de Nuno Lopes que conquistou a CERS) e a continuar assim pode mesmo lutar pelo título nacional. Em termos de plantel acho que estamos um pouco atrás dos nossos 3 principais rivais (Oliveirense, Benfica e Porto), mas Paulo Freitas tem sabido esconder as debilidades da equipa e potenciar as suas qualidades de uma forma extraordinária. A goleada deste fim-de-semana frente ao Óquei de Barcelos (7-2) é sinal disso mesmo. Recordo que estamos a falar da mesma equipa que na jornada anterior tinha ganho ao campeão nacional. 

Em termos internacionais a prestação da equipa também tem sido muito boa, como demonstra a goleada em casa frente ao Lodi (7-1), líder isolado do campeonato italiano e ao Quevert (6-1). O empate na Corunha (1-1) frente ao Liceo é também um resultado que nos permite fechar uma qualificação em casa na primeira posição do grupo.  

Ténis de mesa



Não há palavras para descrever o que esta secção tem feito esta época. Absolutamente brilhantes na Champions League, conseguindo a qualificação para os quartos-de-final depois de darem 3 secos ao Pontoise, que foi só o campeão europeu em 2014 e 2016. Na Liga o Sporting passeia a sua classe com 8 vitórias em outros tantos jogos e a Supertaça já foi conquistada.

Voleibol



O Voleibol é a única modalidade de equipas do Sporting que não vai passar o natal na liderança do respectivo campeonato, mas apenas e só por ter um jogo em atraso. Vencendo esse jogo (dia 27 no Pavilhão João Rocha), os leões retomam a liderança isolada do campeonato. 


Estamos onde queremos estar


Resumindo: Das sete modalidades de equipa que disputam campeonatos nacionais neste momento, seis estão na liderança e a que não está (voleibol), só não está porque tem um jogo a menos do que o líder e vencendo essa partida sobe para a liderança. 

Obviamente, nenhum campeonato se ganha no Natal, mas tenho de salientar o enorme mérito da direcção, diversos departamentos, staff, técnicos e atletas. Estamos onde queremos estar e até ao momento os Sportinguistas nada têm a apontar às nossas equipas. Que em 2018 a atitude e qualidades demonstradas até ao momento sejam para continuar. É isso que os Sportinguistas desejam.

Vamos leões!

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

7 comentários:

  1. Rua com o bruno de Carvalho: dizem eles, e sabem bem porquê.

    ResponderEliminar
  2. Neste conjunto de 7 modalidades, o Sporting tem apenas 2 derrotas, é obra!

    ResponderEliminar
  3. É excelente os resultados que as nossas modalidades têm atingido, mas acima de tudo é preciso realçar a atitude e a garra e a vontade de vencer que cada jogador e jogadora mostram em todos os jogos, isto sim é Feito de Sporting!
    Agora apenas uma nota... acho que devemos incluir também o Futsal Feminino (é campeonato nacional, certo?), que se é verdade que não está em 1º lugar, mantém um honroso 2º lugar, num ano em que a equipa foi "reconstruída".
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. É por tudo isto que BdC é incomodativo, é por tudo isto que é perseguido! O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL acordou de um marasmo de épocas! Estamos de volta e vão ter de levar connosco!

    BOAS FESTAS PARA TODA A FAMÍLIA LEONINA!

    ResponderEliminar
  5. Só não concordo com "os falhanços no campeonato" e um pouco na Champions, isto porque entendo que não ganhar em casa, seja contra quem for, é sempre um falhanço. Aliás este é um ponto a rever/mehorar, pois tem-nos custado alguns campeonatos, os mais recentes foram os de 2014/2015 (MS) e 2015/2016 (JS).

    Empatar apenas um jogo fora para o campeonato é excelente.

    ResponderEliminar
  6. Fora com o Bruno!?...
    Quem tem mais de meio século de vida nunca viu o SCP como está!
    Este é o caminho! Mesmo que não ganhemos tudo este ano..ESTÁ PROXIMO!
    Devemos manter o rumo...ninguém ganha tudo!
    Talvez um dia!
    No futebol tenho fé numa final da Liga dos campeões com JJ e BC (acreditemos...nos próximos 5 anos).
    SL

    ResponderEliminar
  7. Muito bem.

    Acho muito difícil o calendário para o futebol masculino, a continuar em todas as provas. Vamos ver.

    Se não facilitarem, o campeonato para o futebol feminino e para o futsal (fase inicial, playoffs e outra louça) está ganho.

    O andebol e o voleibol, acho que vai ser equilibrado até ao fim.

    O hóquei corre por fora, isso é claro. Acho extremamente difícil, especialmente com os lampiões e os roubos do costume.

    Mas gosto de ver a diferença. Não foi assim há tanto tempo em que só ganhava o futsal e, e...

    ResponderEliminar