quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A "porta do cavalo" e o lobby dos €stádios


O caso da "porta do cavalo" protagonizado por Gilberto Madail e Domingos Soares de Oliveira tem novos desenvolvimentos, uma vez que o site que tem publicado os emails do Benfica divulgou dois contratos relativos à cedência do Estádio da Luz para jogos da selecção nacional AA. Vejamos:

A "porta do cavalo"



No dia 21 de Setembro de 2009, Domingos Soares de Oliveira envia um email para Paulo Gonçalves onde diz que o acordo entre o Benfica e a FPF para a cedência do Estádio da Luz para o Portugal-Hungria está fechado. Mais informa que o "GM vai paga pela porta do cavalo mais 50k". Facilmente identificamos GM como sendo Gilberto Madaíl, presidente da FPF nesta fase. 

O Diário de Notícias questionou Gilberto Madaíl sobre o caso, tendo o antigo presidente da FPF negado qualquer tipo de fuga ou fraude fiscal. Sinceramente, alguém esperava que o homem dissesse outra coisa que não esta? As perguntas ficaram-se por aqui. Ninguém questionou a autoridade tributária, o ministério público e muito menos questionaram Domingos Soares de Oliveira, o autor da "porta do cavalo". O derby de dia 3 pode ser uma excelente oportunidade para os jornalistas questionarem o Ministro das Finanças e o próprio primeiro-ministro sobre "o que passou se?".

O contrato do Portugal-Hungria


Nos emails divulgados ontem foi disponibilizado o acordo para o jogo em que está em causa os 50 mil euros pela "porta do cavalo". Vejamos:


Neste contrato assinado por Gilberto Madaíl e Amândio de Carvalho por parte da FPF e Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira em representação do Benfica, ficou definida uma compensação fixa no valor de 200 mil euros pela utilização do Estádio. Como montante adicional ficou ainda definida a possibilidade da FPF pagar mais 75 mil euros no caso de o estádio ter uma assistência igual ou superior a 60 mil espectadores. 

Segundo consegui apurar o Estádio da Luz teve cerca de 50 mil espectadores nessa partida, logo não houve direito a compensação adicional. Por isso o Benfica terá recebido "apenas" 200 mil euros.

Enquanto fazia pesquisa para o post encontrei uma curiosidade deliciosa. Esta partida foi transmitida pela TVI e teve os comentários de Toni, João Querido Manha e Valdemar Duarte. O mais interessante é que o único benfiquista assumido do grupo, seja sem sombra de dúvidas, o mais sério e isento deste trio. Quero sublinhar que tenho o máximo de respeito pelo Toni, ao contrário dos outros dois artolas.


Os contratos com Fernando Gomes


Para além do contrato do Portugal-Hungria de 2009, foi também disponibilizado o contrato do Portugal-Estónia de 2016. Este contrato, já da era Fernando Gomes, é muito diferente daquele que foi assinado com Gilberto Madaíl, senão vejamos:

De acordo com a imprensa estiveram no Estádio da Luz cerca de 53 mil espectadores. Portanto, o Benfica recebeu à cabeça 135 mil euros e depois mais 50 mil euros pela razão de a assistência ser superior aos 50 mil espectadores. Tudo somado dá 185 mil euros. Só que há aqui uma pequena grande diferença em relação ao contrato anterior. Reparem como neste contrato é dito expressamente que "aos montantes acordados se acresce o IVA à taxa legal em vigor". Coisa que não acontecia no contrato com Gilberto Madaíl. 

Curiosamente, se começarmos a fazer contas em relação ao IVA podemos chegar aos 50 mil euros da "porta do cavalo". Coincidências...

É muito interessante verificarmos a evolução dos montantes em causa, visto que dos 200 mil euros fixos de Gilberto Madaíl, passamos para os 135 mil de Fernando Gomes, mas com mais "aditivos".

O lobby dos €stádios


Perante estes contratos fico a aguardar com muita expectativa o que outros clubes/entidades com acordos com a FPF terão a dizer sobre estes montantes e especialmente sobre a "porta do cavalo". 

Enquanto aguardo, deixo-vos com algo que é irrefutável. O Benfica é o clube mais beneficiado pela FPF no que diz respeito à atribuição destas verbas, senão vejamos.

Todos os jogos realizados em território nacional depois do Euro 2004
Como podem verificar, depois do Euro 2004 o Estádio da Luz é o estádio mais utilizado pela FPF para jogos da equipa principal de Portugal. Mais do dobro das utilizações do Estádio de Alvalade e Dragão juntos. 

Depois vemos os casos curiosos do Algarve e do Dr.Magalhães Pessoa em Leiria, que são estádios geridos pelas autarquias e que estão a ser claramente beneficiados. Será que a ligação de Tiago Craveiro à política está a influenciar estas decisões? Porque razão tem interesse a FPF em dar tantos jogos e estas magníficas receitas a estas autarquias? A FPF não deveria ajudar os clubes a se desenvolverem? Com receitas deste género porque é que a FPF não leva os seus jogos a estádios que necessitem de remodelações, condicionando a receita à obrigação de remodelação dos recintos desportivos? Estádios míticos como o Bonfim, Restelo, São Luís, Estádio do Mar, Estádio dos Arcos, São Miguel nos Açores ou até o municipal de Chaves não merecem uma ajuda por parte da FPF? 

O que choca mais nesta tabela é a disparidade latente entre o Estádio da Luz e os outros estádios. É algo que devia encher de vergonha os representantes máximos da federação e que tem de ser fortemente combatido, até porque não há nada que o justifique. 

Mas vamos a mais dados para que percebam melhor este tratamento de excepção.

Os jogos de Fernando Gomes


Que ninguém pense que Gilberto Madaíl é o único culpado desta situação. Vejamos agora os jogos realizados pela selecção nacional em casa, desde que Fernando Gomes é Presidente.

Todos os jogos realizados em solo nacional desde que Fernando Gomes foi eleito
Nesta tabela é ainda mais visível o benefício prestado por Fernando Gomes ao Benfica. Umas incríveis 7 partidas já foram realizadas no Estádio da Luz, contra apenas 2 de Alvalade e Dragão. Mais uma vez é possível vermos que numa segunda linha continuam os estádios de Leiria e Algarve. Coincidências...

Não há ninguém que diga algo em relação a isto? Os clubes irão ficar calados durante muito mais tempo? O Governo não tem nada a dizer sobre o facto de uma instituição com o estatuto de utilidade publica fazer este tipo de discriminação? Onde está a tão apregoada descentralização? Só as gentes do litoral têm direito a ver os jogos da selecção? 

Para fechar, deixo-vos com mais um exemplo do tratamento de excepção. Na fase de qualificação para o Mundial de 2018, Portugal jogou cinco partidas em casa. Destes cinco jogos, um foi para o Estádio do Bessa, um para o Estádio do Algarve, um para o estádio de Aveiro e... dois para o Estádio da Luz.

Alguém consegue compreende isto? Será pelo facto de o Estádio da Luz ter a "Porta 18" e a "Porta do cavalo" sempre abertas? 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

9 comentários:

  1. Para esta nem precisam de cartilha. Vão sempre argumentar: "A Etar do Colombo é o que leva mais espectadores por isso é que se joga lá mais vezes".

    Este favorecimento da FPF (Estado) ao SLB é só mais uma certeza que nunca irá acontecer nada ao SLB. É impossível...
    Que país...

    ResponderEliminar
  2. Parafraseando um benfiquista:

    "Vejam as coisas como se fossem os clubes deles no centro disto e depois falamos"

    Um benfiquista. Mas a maioria prefere ser a escumalha daquele clube.

    ResponderEliminar
  3. só falta saber o o q é pago nos outros estádios. quanto recebe o sporting por cada cedência? isso estará nas contas q são públicas?

    ResponderEliminar
  4. A corrupção e a vigarice está no apogeu mas as autoridades tambem elas parte da corrupção ed a vigarice fecham os olhos , venha a NATO que portugal está sequestrado pela vigarisce que um ladrao de camiões montou .

    ResponderEliminar
  5. o orelhas disse um dia que o benfica ia ser a espinha dosal da selecao e o GM pensou que era verdade e toca dar mais jogos no estadio das galinhas

    ResponderEliminar
  6. o orelhas disse um dia que o venfique ia ser a espinha dorsal da selecao vai que FPF pensou que era verdade e toca dar muitos mais jogos no estadio das galinhas

    ResponderEliminar
  7. Quanto recebemos nós por contato com a FPF? Não acho errado o Benfica ter mais jogos pois o estádio dentes é maior e segundo esta notícia tiveram meus de 50k pessoas nos jogos grandes. Não entendo o Magalhães pessoa e o Algarve..

    ResponderEliminar
  8. Nunca mais meto os pés na ESTAR em frente ao Colombo para ver a seleção. Nem um tostão

    ResponderEliminar
  9. Caro Mister
    Que tal contatar o Presidente para a seguinte campanha para a próxima época, tendo em causa o comportamento do G13
    1-Ameaçar que fora de casa Sporting e Porto jogariam sempre com equipa de juniores/equipa B
    2-Fora, contra Porto e FCPorto equipa principal.
    3.Em alvalade sempre equipa principal;
    4.Forte campanha junto dos sócios para que não acompanhem a equipa fora;
    5.Grandes riscos ... mas com televisão e Var sempre se veria a maquinação.
    6.O G13 ia ter receitas de bilhetes e televisão no baeta.
    Se fosse BC falaria de imaediato com PC e amaeçava de imediato
    Abraço

    ResponderEliminar