quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Os árbitros e o discurso do ódio


"Os árbitros e o discurso do ódio" foi o título escolhido por José Manuel Delgado para a sua crónica no jornal Abola do passado dia 8. Na ocasião, o discurso versava na defesa dos pobres árbitros que são atacados pelos dirigentes dos clubes que colocam em causa a sua idoneidade e competência. 

A máquina de propaganda quer calar a critica em relação aos seus "meninos queridos" e aos esquemas encarnados. Neste sentido, usam duas formulas: A via judicial, que está a ser aplicada ao Porto com a providência cautelar para impedir a divulgação de mais emails e a via do condicionamento do discurso aplicada principalmente aos Sportinguistas, com base na critica à forma ( e não ao conteúdo, que nem ousam rebater) como Bruno de Carvalho expôs a pouca vergonha que é futebol nacional. 

A narrativa do "discurso do ódio" tem servido para quase tudo. Qualquer critica que alguém faça, por mais legitima e verdadeira que seja, é considerado como "discurso do ódio". O que eles querem é que ninguém fale nos emails, nos padres, nos vouchers, etc. 

Idiotoral




Gosto particularmente de citação: "Nunca, como hoje, a insinuação e a calúnia foram a regra e não a excepção."


A prova dos 9



Vou transcrever esta declaração de José Manuel Delgado no dia 12 (quatro dias depois da crónica disponibilizada em cima). 

"Este é um mau árbitro, chama-se Undiano Mallenco, é arbitro internacional espanhol. Os espanhois continuam a ter muita força na UEFA. Na altura em que ele foi internacional tinham mais, porque tinham o Angel Villar como Presidente da Federação e vice-presidente da UEFA e com um elemento no comité de arbitragem da FIFA. Portanto, havia muito árbitro espanhol mau a ter grandes oportunidades para subir. Este foi um desses que apanhou o elevador do Angel Villar e nós vamos vendo ao longo das épocas os jogos do campeonato espanhol e ele é um árbitro que deixa muito a desejar" 

Deixem-me ver se percebi bem. O justiceiro, o arauto da verdade desportiva e dos pobres árbitros, o homem que juntamente com Vitor Serpa ocultou durante semanas os emails divulgados pelo Porto Canal, o homem que aceita encenar uma entrevista com Luís Filipe Vieira servindo de modelo fotográfico para a farsa (aqui),  aparece na televisão com insinuações e calúnias sobre um árbitro e um alto dirigente espanhol. Será este o clima de intimidação, condicionamento e calúnia que José Manuel Delgado se refere na sua crónica?

Afinal de contas, José Manuel Delgado reconhece que há promiscuidade no futebol, reconhece que existem árbitros a serem beneficiados nas suas carreiras em detrimento de outros e que altos dirigentes das instituições que regem o futebol tomam decisões com base em interesses ocultos. Tudo isto acontece, mas é só lá por fora. Cá no burgo não há nada disso!

Por que será que este senhor não fala sobre o que se tem passado na arbitragem portuguesa nacional? Vem este artista falar de Undiano Mallenco, mas nunca o vi a referir-se a artistas do apito nacional desta forma (e temos tantos, mas tantos). Fala em árbitros promovidos a internacionais a "subir no elevador de Angel Villar", mas não fala no elevador de carga de Vitor Pereira. O elevador que permitiu que a artistas como Fábio Veríssimo ser internacional com apenas 5 jogos feitos na primeira Liga, ou os casos de João Pinheiro e Sérgio Piscarreta conseguirem chegar ao mais alto patamar da carreira com apenas dois jogos apitados na Liga. E fico-me por aqui para não enjoar os caros leitores. Acho que já perceberam a ideia.

Para fechar, deixo-vos com uma pérola vinda directamente do intestino Delgado...

Até vai a guarda-redes




"Samaris é um óptimo jogador. Pode jogar a central, pode jogar a oito, pode jogar até a "10" (Deus do céu), é um óptimo jogador. A seis" é que não vale a ponta de um corno, concluo eu, para facilitar a vida ao amigo Delgado. 

PS: Continuem a fazer capas a dizer que o Benfica vai vender o rapaz por 20M...


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

14 comentários:

  1. Brilhante !
    É tudo tão evidente. Gabo-te a paciencia.

    ResponderEliminar
  2. Típico comentário de quem se vê favorecido e, como tal, só tem boas coisas a dizer, criticando aqueles que chamam a atenção e criticam.
    Quando em sentido oposto já fica bem criticar. Aliás, exige-se! Mas, claro, pelo bem do futebol!

    Pena que neste caso já não haja aquele apoio entre árbitros, em que aparecem em público a criticar o facto de apontarem problemas na arbitragem.

    Entretanto este artista vai escrevendo destas coisas.
    Ainda vamos ler que está contra um árbitro português. Isto se um dia perder um jogo importante para a decisão do campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Um intestino delgado directamente ligado à cabeça. Só sai raciocínio de merda.

    Esta gente nem tem moralidade para eles próprios. São desprovidos de carácter e amor próprio, são marionetas orquestradas de uma propaganda vergonhosa patrocinada por um clube onde lideram mafiosos e corruptos. Fedem a lixo tóxico. Ler alguma coisa escrita por este escrivão manietado é perder tempo útil à vida humana...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Mister do Café... Não sendo adepto do seu SCP, agradeço a inteligência e a perspicácia com desenvolve com tanta lucidez, os artigos que com tanta regularidade publica. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. "O inferno são os outros", como diria Sartre. Ao Delgado & Comandita só faltam umas asinhas brancas para serem anjinhos papudos, pobres diabos(vermelhos).

    Isto faz pensar no que aí vem: pressão cada vez maior sobre os árbitros, litros e litros de detergentes para lavar as borradas dos padres e acólitos aVARiados e artigos em cima de artigos a acusarem Sporting e Porto e estarem aliados na pressão sobre a arbitragem.

    Verdade se diga: também só acredita quem quer.
    Até compreendo os delgados, serpas e outros parceiros que por lá campeiam: enquanto o patriarca do EL arranjar dinheiro para aguentar o pasquim, que remédio têm eles senão serem lacaios fiéis.

    ResponderEliminar
  6. Sempre q o slb abre a boca é mais do mesmo mentiras, corrupção, responsabilidade? zero! pq? por serem inimputáveis, a justiça vale tanto como eles, nada! se fossem papel higiénico não limpava o rabo, tinha nojo preferia andar como eles, borrado! o ultimo ex. é o palhaço antunes( e o caso da lista do dailymail q afinal não existia) e abola a sempre a branquear! alias não é só abola, a semana passada o porco do octavio ribeiro (record) apelou ao governo para ajudar a imprensa q só acumula prejuízos e pode desaparecer, mas pq o governo faria isto? esta imprensa foi substituida pelas redes sociais a verdade nas noticias e a independencias no comentario são ao mesmo nivel ou seja zero mas ainda assim pq patrocinar uma comunicação social q não se distingue das redes sociais? estes jornalistas corruptos não deveriam ficar desempregados deveriam ir presos!

    ResponderEliminar
  7. que "delgadas" frases, mas afinal quem dá valor a estes personagens? já todos os conhecem agora é deixa-los "cacarejar" com desprezo total, o "capoeiro" que os ature.

    ResponderEliminar
  8. Este tem mesmo o intestino ligado ao cérebro!

    ResponderEliminar
  9. Olá ésta é uma ocasião de ouro para processar o clube da vigarisce o Porto já os vai processar e esperamos que maios clubes o façam pois já começam a reagir as mentiras da btv , o sporting deveria fazer o mesmo e todos os clubes portugueses visados por essa gente deveriam processar nos tribunais , é hora de acabar com essa ditadura que ate uns pides tem para silenciar quem fala verdade , está tudo castigado por falarem verdade e reclamarem dos arbitros que o clube da vigarice formou e educou SPORTING É HORA DE ACABAR COM ESSA MÁFIA E COM ESSE GIGANTESCO POLVO QUE O CADASTRADO MONTOU .

    ResponderEliminar
  10. Os delegados da liga estão tambem todos corrompidos pelo mesmo clube da vigarice pois se o video arbitro está a usar as imagens da btv para avaliar os possiveis fora de jogo mas nao avaliou o penaltie fantasma é sinal que os delegados tambem nao andam a fazer o seu trabalho que deveria ser de gemte séria e nao de porcaria instalada pelo benfica .

    ResponderEliminar
  11. Finalmente está descoberto o problema do Samaris: nunca jogou na posição certa!
    Andou a carreira toda enganado, mas o Delgado, na sua infinita sabedoria que advém de anos a observar e comentar futebol, apercebeu-se que ele não rende a 6.
    Metam-no a central e têm um Beckenbauer. A 8 é o novo Xavi. A 10 fica um verdadeiro Balakov.
    A 6 infelizmente é apenas um Samaris. :\

    ResponderEliminar
  12. Mister! Esta é daquelas resenhas que me fizeram subscrever o blogue.
    Não influenciará muito mas pelo menos a verdade vai continuar a andar por aí.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  13. Discurso do ódio... quantas e quantas vezes não se viu essa táctica de psicologia invertida ao longo da História. Está nos livros mas resulta sempre quando se tem na mão os Media.

    Exemplo: quem disser que Israel comete genocídio na Palestina é automaticamente Anti-Semita, pois está a desrespeitar as vítimas "Holocausto".

    ResponderEliminar