sábado, 15 de julho de 2017

"O que passou se" com o estudo de opinião do Expresso?


O jornal Expresso publicou ontem uma sondagem relativa aos emails do Benfica. As conclusões não podiam ser mais surpreendentes. E passo a explicar...

"Considera que o caso dos e-mails do Benfica configura corrupção ativa ou tráfico de influências?"



A esta pergunta, 58,3% dos inquiridos respondeu afirmativamente, 25% abstiveram-se de responder e apenas 16,9% discordaram.

Uma teoria


Em números redondos a máquina de propaganda do Benfica diz que os encarnados têm 6 Milhões de adeptos em Portugal. Ora, se Portugal tem cerca de 10 Milhões de habitantes, cerca de 60% dos portugueses residentes em Portugal são adeptos do Benfica. Nos restantes 40% estarão os adeptos de outros clubes e pessoas que não têm nenhum vinculo a um clube.

Se considerarmos representativos os adeptos do Benfica com destaque na comunicação social, ficamos a perceber que não há um único que admita corrupção activa ou tráfico de influências neste caso. Transpondo essa visão "encartilhada" para a realidade, este estudo de opinião deveria ter dado cerca de 60% ao "não". Só que o "não" ficou apenas com 17%.

"O que passou se" com os restantes 43% de Benfiquistas? 


A mensagem "encartilhada" parece não está a entrar nas cabeças dos benfiquistas. Destes 43% de benfiquistas, 25% ainda não sabem bem o que dizer perante este caso. Já os restantes 18% já assumem que o seu clube utiliza práticas ilegais.

Voltando aos dados iniciais e retirando os 40% de "não benfiquistas" da equação - que só podem ter votado no sim - ficamos com a percepção dos benfiquistas. Aqui ficam os resultados.


30 % dos benfiquistas consideram que o Benfica utiliza meios ilícitos; 28% considera que é tudo legal e 42% do Benfiquistas ainda não sabem bem o que dizer.

Esta é uma teoria feita com base na propaganda dos 6 Milhões. Esta discrepância entre o que é propagandeado e a realidade só pode ser explicada de uma de duas formas: Ou os benfiquistas têm um peso na população muito inferior ao que é propagandeado, ou então grande parte dos benfiquistas consideram que o clube utilizou práticas ilegais para conquistar o tetracampeonato.

Para fechar


Teorias à parte, o que é um facto é que apenas 17% dos inquiridos neste estudo de opinião consideram que o Benfica é inocente. Mas este estudo prova ainda algo adicional: Os benfiquistas são muito mais fortes na arte de ligar para sondagens telefónicas e fóruns do que a atender o telefone...



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

9 comentários:

  1. lool o video do fernando "pote de banha guerra" santos

    ResponderEliminar
  2. Que palhaço este Fernando Santos (não estou a owner ninguém uma vez que esse "sr." não existe)! Engracado é que ao Patrão nao cortam eles o raciocinio durante todo aquele tempo de antena, se fosse eu a ligar, à primeira crítica cortavam-me o pio. Clube triste e baixo. Orgulho em ser Sportinguista. SL.

    ResponderEliminar
  3. Mister do Café, acho que deveria ter sido ainda mais rigoroso na análise que fez à sondagem. Como? Em vez de repetir o número "seis milhões", um mito sem fundamento, deveria utilizar os dados oficiais da UEFA. Estes referem haver 4,5 milhões de adeptos encarnados e não os tais "seis milhões". Não é por repetirmos até à náusea a opinião do antigo jogador João Pinto que tornará esse número idiota uma realidade. Já agora, não andará também o Sporting a empolar, neste caso em 500 mil, o seu número de adeptos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post tem dois corolários.

      No segundo, é bem referido que é treta os 6 m.

      No entanto, como disse tem dois corolários.
      Independentemente de serem 6 ou menos, é claro que aparentemente, há uma franja de carnidenses que vê matéria para corrupção.
      Então, pelo segundo corolário, que prevê que sejam menos de 6 M,essa franja de carnidenses é bem maior do que é dado a perceber nos media ou no que eles admitam em público.

      Eliminar
    2. E a análise é tão válida e rigorosa como a sondagem?
      Como foi feita a sondagem ?
      Qual a amostragem?

      E para ser correta a afiliação clubística de cada sondado devia estar indicada.
      Para avaliar percentualmente por Clube.

      Se assim tivesse sido feita, a extrapolação do mister nem era necessário.
      Mas sondagens destas dão mais trabalho....

      Eliminar
  4. Já ouvi várias vezes o som do vídeo, já comparei com outros e, raios m'a partam, se não é o porco guerra travestido de Fernando Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é factual, caro leão.
      Já se sabe que é o Pedro Fernando Santos guerra

      Eliminar
  5. Uma coisa garanto, estou estupefacto com a abordagem do expresso a este caso!

    Há muito que deixei de acreditar no jornalismo português (bem, no mundial) e na isenção dos media.

    ResponderEliminar