domingo, 22 de janeiro de 2017

Como roubar 14 pontos ao Sporting


Nas últimas semanas muito se tem falado da qualidade do futebol do Sporting. É um facto que as últimas exibições da equipa não têm sido boas, mas é preciso contextualizar o que tem acontecido. Se analisarmos os jogos que o Sporting fez com equipas mais complicadas percebemos que a questão exibicional não foi sequer uma questão nesses jogos. Sinal de que a equipa estava pronta para enfrentar qualquer adversário.

Nos clássicos o Sporting foi sempre superior aos adversários, vencendo o Porto em Alvalade e perdendo na Luz da forma como todos sabemos. Nas competições europeias e mesmo contra colossos como Dortmund e Real Madrid a equipa teve sempre um comportamento muito bom em termos exibicionais. É justo dizer que uma equipa que faz estas exibições não é bem trabalhada ou que não tem valor?

Dizer coisas como "não nos podemos desculpar com as arbitragens" deixa de ser válido quando são tantos os erros e de forma sistemática. Os maus resultados vão-se averbando, a equipa perde o foco, os adeptos começam a pressionar os jogadores e tudo o que está mal, fica ainda pior. Uma verdadeira bola de neve de problemas. Claro que existem culpas internas mas também externas, especialmente se analisarmos o trabalho dos senhores do apito. Senão vejamos, a forma como entraram em acção em momentos decisivos da época.

Os árbitros estão a ser pressionados!



Nas primeiras jornadas do campeonato a comunicação social, treinadores, dirigentes e até os adeptos tinham a percepção de que a arbitragem estava melhor. Tirando um ou outro caso pontual as coisas estavam a correr bem, com boas decisões e boas arbitragens.

A 3 de Outubro de 2016, dias depois do jogo em Guimarães o Sporting alertou para o facto de os árbitros estarem a ser "ameaçados" e pressionados para "as coisas voltarem ao que eram". A esmagadora maioria dos comentadores, paineleiros e até alguns Sportinguistas consideraram esta uma manobra para disfarçar o empate da equipa.

Artur Soares Dias (Guimarães - 7ª Jornada)



- Segundo golo precedido de falta sobre Gelson Martins;
- Expulsão perdoada a um jogador do Vitória de Guimarães depois de agressão a Markovic;
- Não há falta no livre que dá o golo do empate ao Vitória de Guimarães e no lance Soares carrega Schelotto pelas costas.

Com esta apitadela, o Sporting atrasou-se ficando no 2ºlugar a 3 pontos do líder Benfica.


Rui Costa (Tondela - 8ª Jornada)



No mesmo lance duas grandes penalidades a favor do Sporting. Primeiro sobre Coates e depois sobre André. Nem uma, nem outra...

Depois de Guimarães o Sporting voltou a ser gravemente penalizado pelos homens do apito. O Sporting desceu para o 3ºlugar ficando a 5 pontos do Benfica e 2 do Porto.

Vasco Santos (Nacional - 9ªJornada)



Pela terceira jornada consecutiva o Sporting voltou a ser prejudicado. Desta feita, mais uma grande penalidade evidente ficou por assinalar numa fase decisiva da partida.

O Sporting perdeu mais um lugar na tabela classificativa ocupando nesta fase o 4º lugar a 2 pontos de Braga e Porto e a 7 pontos do líder Benfica.

Foram 3 jornadas seguidas onde os leões foram prejudicados em 6 pontos! Apesar de todas estas contrariedades por parte dos senhores do apito, a equipa conseguiu recuperar o animo e venceu os 3 jogos seguintes, deslocando-se à Luz com apenas 2 pontos de diferença para o líder. Uma vitória colocaria os comandados de Jorge Jesus na liderança da Liga. Só que...

Jorge Sousa ( Benfica - 13ªJornada) 




Estamos a falar de um jogo que poderia e deveria ter dado a liderança da prova ao Sporting. Ficaram mais duas grandes penalidades por assinalar a favor do Sporting. Com a derrota, os leões ficavam a 5 pontos da liderança.

Será que o Sporting estaria na actual crise se tivesse vencido o Benfica? A resposta parece-me óbvia.


Hugo Miguel ( Braga - 14ª Jornada)



Depois do derby, mais uma "apitadela" de autor para Hugo Miguel para cavar um fosso ainda maior. Uma expulsão e 3 grandes grandes penalidades a favor do Sporting que o senhor do apito não conseguiu vislumbrar.

Com a vitória dos bracarenses, o Sporting desceu novamente até ao 4º lugar ficando a 8 pontos do Benfica. Mais uma vez, os senhores do apito conseguiram colocar o Sporting no 4º lugar.

Tiago Martins (Belenenses - 15ª Jornada)



Na jornada seguinte o Sporting deslocou-se ao terreno do Belenenses e voltou a não ter a "sorte" de ter uma boa arbitragem. Mais uma vez o senhor do apito não vislumbrou uma grande penalidade a favor do Sporting. Mesmo assim a equipa lutou até ao final da partida e conseguiu vencer mesmo ao final do pano.

Reparem como as "séries do roubo" são seguidas. Depois de na 7ª, 8ª e 9ª jornada o Sporting ter sido prejudicado em 6 pontos, eis que surgiu mais uma fase de prejuízo em 3 jornadas consecutivas (13ª, 14ª e 15ª). Nesta segunda fase o Sporting foi prejudicado em mais 6 pontos.

João Pinheiro ( Marítimo - 18ª Jornada)



Num estádio onde o Benfica perdeu, a equipa do Sporting conseguiu fazer mais golos do que o adversário e mesmo assim empatou o jogo. E foi assim que ficamos a 10 pontos da liderança da prova e no 4ºlugar.

Resumindo



Vamos imaginar que destas 8 grandes penalidades que ficaram por assinalar a favor dos Sporting, os atacantes leoninos falhavam todas. Fazendo só as contas a golos irregulares que foram validados quando não o deveriam ter sido e golos regulares que foram mal invalidados, chegamos à seguinte conclusão:

O Sporting teria vencido o Marítimo e Guimarães e teria empatado na Luz. Isto é o mesmo que dizer que os leões teriam mais 5 pontos e os encarnados teriam dois pontos a menos. Ou seja:

Benfica 43 pontos
Porto 41 pontos
Sporting 40 pontos

Ah pois é. E acham mesmo que dos 8 penáltis não marcávamos nenhum?

Cada um fará as contas de acordo com a sua avaliação dos lances. Agora, é indiscutível que o Sporting teria muito mais pontos e estaria a lutar pelo título caso os senhores do apito não tivessem tido uma intervenção "divina".

Como vimos em cima, depois do jogo contra o Vitória de Guimarães o Sporting avisou que os árbitros estariam a ser "pressionados e ameaçados" para que as "coisas voltassem ao que eram". O que é um facto é que desde essa altura o Sporting tem sido sistematicamente prejudicado. E aconteceu algo semelhante ao FC Porto. Ninguém se preocupou em investigar esta situação. Os agentes desportivos decidiram assobiar para o lado, assim como a comunicação social e os paineleiros desportivos.

Os factos estão ai e provam a mudança de atitude dos senhores do apito. Provavelmente, para quem tinha dúvidas sobre o alerta lançado pelo Sporting, as peças começam a estar alinhadas e a fazerem todo o sentido. Este é apenas um lamiré do que se passa no mundo do apito. Até quando vamos estar calados?

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

35 comentários:

  1. O porto deixou de ser prejudicado depois de apertar com os arbitros. A solução para acabar com esta pouco vergonha é obvia

    ResponderEliminar
  2. Isso é tudo muito bonito mas é apenas teoria.
    O único problema que eu vejo é que todos os clubes são prejudicados. Se fizéssemos o mesmo exercício para os outros 2 grandes todos ele deviam ter mais pontos. O Benfica, por exemplo, devia ter mais 7 pontos de acordo com as arbitragens que teve. O que fazer então?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó "Anónimo" gostava de ver essa análise feita por alguém imparcial no mundo do futebol! Que estuda se muito bem as circunstâncias que as coisas acontecem! Se uma equipa tiver um penalti contra quando já ganha por 4-0 não vai ter o mesmo impacto dos que são, mas não são marcados quando o resultado marca 0-0! Como já tem acontecido!

      Eliminar
    2. Anónimo lol, o Benfica nem devia ter perdido ponto nenhum!

      Eliminar
    3. O Merdica até não precisa de erros de arbitragem, pois o campeonato para ele É BASICAMENTE UMA FARSA (e quando não se agacham até o Jonas Abichanada dá valentes palmadas nos insurrectos mesmo nas barbas dos árbitros... que devia de expulsar os infractores por estar a agredir a mão do Jonas, como era com o cotovelo do Sancho) ... isto é o campeonato da mentira, corrupção e farsas...

      Tu deves ser daqueles que nunca se cansa de ver o MERDICA A contra o Merdica B, C, D, E, F, G, etc... Corrupção, compadrios, favores, negociatas, sacos azuis (aka Mala)... Mas se calhar já não gostavas quando era o Porco A contra B, C, D, E, F etc... e nunca te perguntas-te como foi possível haver épocas que a sul do Mondego só havia o Sporting e o Merdica (os chamados campeonatos de Portugal a Norte)

      Eliminar
    4. Fernando, percebo o que quer dizer na questão dos pontos, mas então se uma equipa estiver a ganhar 5-0 e for prejudicada já não conta? Só conta quando não se joga nada e está 0-0? A primeira "linha de defesa" dos grandes devia ser jogar bem e marcar, ou mesmo só marcar. Se o Arsenal só vencer os jogos pela margem mínima, onde em alguns ganha quando é beneficiado, e noutros perde ou empata quando é prejudicado, há que saber ver que se calhar a equipa não está a funcionar como devia, e depois talvez falar nas arbitragens. É claro que há excepções, mas não acredito que todos os jogos onde o sporting perde pontos sejam excepções.

      Outro Anónimo

      Eliminar
    5. Vou ser mais detalhado para perceberes. O Arbitro sempre era, contra todas as equipas ocontece de vez em quando. Vao favorecer ao Sporting, quando estamos numa distancia segura do lider, ali os fanaticos que escutam criticas de arbitragens dos sportinguistas / claro q nao serao imparciais para os adversarios, porque vem dum sportinguista/, dirao q os erros acontecem contra todos. Ali vao ficar confusos numa discucao sem fim. Brincam convosco. E por isso que em Portugal nunca uma equipa de dimencao media ou menor ganha campeonato, como acontece noutros paises. Nao ha verdade desportiva. Hoje os benfiquistas dirao que ha, no tempo de apito dourado, os portistas dirao que havia, quando favorecer o sporting, dirao q ha. Tudo falso. Hoje o sporting e vitima amanha chegara a vossa vez. Ou tambem falam ja ou vao finjindo q sao os melhores. KAKUS

      Eliminar
    6. Sim, o Boavista nunca ganhou o campeonato, nem o Braga esteve perto disso à sete anos... É muito fácil de desmontar todas estas teorias da conspiração, mas não me vou dar ao trabalho. Continuem a olhar para fora para encontrar as razões do insucesso.

      Eliminar
  3. Isto tem tudo um objetivo bem claro: tirar Bruno de Carvalho e Jorge Jesus do Sporting, custe o que custar!
    E agora deixo aqui uma pérola de sabedoria: já repararam que toda a campanha contra Bruno de Carvalho começou em força depois de a auditoria externa ter mesmo avançado? Aliás, ainda ninguém reparou que até comentadeiros ligados aos rivais começaram a botar faladura sobre a auditoria?
    Eis a/s pergunta/s para queijo: porquê tanto interesse dos rivais na auditoria? De que terão eles medo?
    Fica aqui para pensar. E, se possível, uma posta bem investigada do Mister, a comprovar o que acabei de dizer e mais alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BINGO! BINGO! BINGO!

      BdC não se cala como algumas merdas oportunistas e demagogas que querem para ir...

      É o dirigente português MAIS CONCEITUADO NO ESTRANGEIRO, devido à grande luta contra os fundos, a primazia do associativismo, novas tecnologias no futebol (vídeo árbitro e outras)... e em Itália como um exemplo a seguir por ir para o banco com a equipa.

      Um tipo destes é demasiado incomodativo para poderes de MAFIAS CORRUPTAS instaladas (tem imenso mérito em acabar com TPO por parte da FIFA e UEFA... e AGORA ESTÁ A LEVAR COM A RETALIAÇÃO... BRAVO!)

      Eliminar
  4. Todos os anos tem sido assim ou parecido, infelizmente. E não estou a ver forma de isso mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vires um árbitro chama-o pelo que ele é, forte e feio em público... se fosse a grande maioria como o Marco Ferreira já tinha mudado à muito.

      Eliminar
  5. Só não vê quem não quer ver! Mister, continua com o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  6. A solução óbvia é os árbitros serem, de uma vez por todas, responsáveis pelas más decisões q ajuízam.
    Uma escala de erros, em q golos mal anulados e expulsões mal analisadas estão no topo.

    Não é castigar dirigentes por extravasarem frustrações e o caro senhor árbitro na próxima semana, quanto muito, vai arbitrar um jogo das distritais.
    É mesmo um corte no vencimento e afastamento por X jogos.
    Caso prossiga com más decisões e/ou tenha tido uma análise completamente surreal de um lance decisivo, então teria de frequentar e renovar um curso de arbitragem para, de uma vez por todas, aprender a apitar.
    Que isto não é só pegar no apito e andar por aí a fingir q manda, como muitos prepotentes q só denigrem a imagem da arbitragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o pessoal não percebe que o problema não são os árbitros? O problema é todo o sistema montado à volta do futebol português! Observadores, Delegados, Comunicação Social Dirigentes, Jogadores... os Árbitros são apenas o caso mais fácil de assinalar, a ponta do Iceberg. Há muito que acontece sem que adepto algum saiba ou possa saber.

      Eliminar
    2. Mas tal como se critica quando há falta de empenho dos Jogadores... Os árbitros a mesma coisa, NÃO SE JUSTIFICA tal parcialidade CORRUPÇÃO e falta de isenção... por terem patrões e chefes piores que eles, isso não os iliba.

      Eliminar
  7. Coloque também os jogos em que foram beneficiados, por exemplo contra o Porto, ou isso já não convém ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite me caro... Contra o Porto qual foi o beneficio? Penalti por marcar a favor do porto foi?? É possivel...
      Não gosto de ser beneficiado, mas a sério, como viu a falta que originou o golo do Filipe?? Foi falta onde?? Então, assim como assim, ficámos iguais em termos de beneficio!
      Saudações e é bom ter adeptos rivais a ler post nos nossos blogues!
      Ferman Baag

      Eliminar
    2. Porto, esse jogo em que o golo do Porto nasce de um livre em que nem sequer há falta XD

      Eliminar
    3. Mas isso é normal marcar faltas contra o Sporting que não são... Toda a gente sabe que o Sporting é violento e é a equipa que mais lesionado jogadores em campo, o Adrien então quando não consegue matar ninguém até dá chatos na própria cabeça.

      Eliminar
  8. Sporting anda a ser roubado? Nada de novo, portanto. Já há umas décadas que assim é

    ResponderEliminar
  9. Falta 2 pontos muito importantes ai

    1o) ISSO SÃO ERROS GROSSEIROS... MAS NÃO HÁ PRACTICAMENTE NENHUM JOGO QUE O SPORTING NÃO TENHA SIDO ROUBADO, basta um adversário reclamar ou mais ou menos descaradamente amandar-se po chão para ser falta contra o Sporting... a tal ponto que o Sporting é uma das equipas com mais faltas de todas do campeonato, que até parece que é violenta e joga à Boavista de antigamente... NO entanto o pessoal queixa-se de apatia e falta de empenho (que até existe agora)... e o Paradoxo aumenta porque o Sporting é a equipa com mais lesões dentro de campo(NEM UM VERMELHO DIRECTO PA ADVERSÁRIOS), até levam pontapés na cabeça e o árbitro só dá amarelo e a muito custo (QUEM MERECIA PONTAPÉS NA CABEÇA SÃO OS FILHOS DE P*UTA *CORRUPTOS* DOS ÁRBITROS)

    2o) Tens o FACTOR PSICOLOGICO de tanto roubo constante e sistemático, a ansiedade, tremideira apatia, descrença e falta de empenho têm muito a ver com isso, com jogos isentos e justos *muito* provavelmente muitos jogos menos conseguidos ou negativos não tinham acontecido. PONTO

    ResponderEliminar
  10. Não percebi a atitude de alguns adeptos do Sporting que tentaram invadir o campo para confrontarem os jogadores. É verdade que não fizemos um grande jogo, mas não houve falta empenho da equipa.
    Talvez fosse melhor os adeptos canalizarem esses sentimentos de frustração contra os que são verdadeiramente responsáveis pela actual classificação do Sporting. Ou seja, os árbitros, conselho de arbitragem e toda a federação portuguesa de futebol e liga.

    ResponderEliminar
  11. 110% de acordo!
    Mister, um post a desmascarar a semana "Vieira reserva Coastes"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vejo catedráticos "do futebol" e esse mesmo futebol a percisar tanto de árbitros, dirigentes (CA),dirigentes para clubes e até apanha bolas e eu tão preocupado, pensando que estavamos a chegar ao fim do futebol em Portugal ...

      Eliminar
  12. O Sporting nunca foi beneficiado esta epoca? Pelas contas que vamos vendo todos os dias parece que so foram prejudicados. E quem fala do SCP fala de qualquer um dos clubes grandes!!! So os vemos dizer que foram roubados em nao sei quantos pontos, mas nunca fazem uma tabela com os pontos que foram beneficados! Para se ser serio era preciso apresentar os dois lados da balanca!

    Luis

    ResponderEliminar
  13. Mentecaptos e cegos de clubite não conseguem.

    ResponderEliminar
  14. Nesta análise só não concordo com as do jogo do Braga, parece-me que "só" ficou por marcar 1 penalty, o terceiro lance. Sobre o Bryan não há nada e o outro é bola no braço.

    O resto é o costume, na dúvida apita contra o Sporting e quanto mais roubarem melhor!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia. Chamo-me João Paulo e faço o seguinte raciocínio. Esta análise tem demasiados erros. E é este tipo de análise que descredibiliza a instituição Sporting. Vamos assumir que todos os lances a que esta análise se reporta estão bem analisados. Vamos assumir, como o autor sugere, que nenhum penalti a favor do SCP era convertido, falta, depois analisar variáveis de comparabilidade importantes que não estão nesta análise. 1º: É preciso subtrair ao SCP os pontos nos jogos em que foi beneficiado. 2º: É preciso somar aos adversários diretos os pontos dos jogos em que foram prejudicados. O grande problema destas análises é que só olham num sentido. É preciso, para ser justo, juntar pessoas dos primeiros quatro classificados, pelo menos, e fazer um levantamento de todas as jogadas com interferência no resultado que beneficiaram e prejudicaram esses 4 clubes... mas eu não percebo nada de futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a minha análise. Cada um fará a sua de acordo com o que acha dos lances. A análise não descredibiliza ninguém, muito menos o Sporting.

      A grande questão é: Em que jogos é que o Sporting foi beneficiado?

      Eliminar
    2. Uma melhor questão ainda é : Em que jogos é que o Venfique foi prejudicado, de maneira a perder pontos? Deves julgar que somos todos Venfiquenses, e que portanto comemos gelados com a testa, ou que nascemos ontem. Tarefa corriqueira é pôr aqui jogos que o Venfique estava à ras...mais aflito, digamos, e o árbitro ajudou, com uma decisão que vem do coração, a desbloquear a coisa com mais um colinho!!! E sim, não percebes nada de futebol.

      Eliminar
    3. Boavista e Setúbal. E beneficiado? Nenhum.

      Eliminar
  16. Como já todos sabemos que em caso de dúvida o Sporting sai sempre prejudicado, tudo o que resta fazer é transcendermo-nos e sermos sempre melhores do que os adversários. A política, a comunicação social e os meios desportivos estão nas mãos de um clube, assim, tudo o resto é "paisagem". Dúvidas? Na semana passada viu-se a subserviência dos nossos parlamentares na recepção do clube do sistema. Era bonito saber quantos o LFV já "agraciou" tal como têm feito por onde têm passado. Uma urbanização nos arredores de Lisboa nasceu e cresceu com algumas ofertas especiais de uma sociedade construtora. Alguns elementos autárquicos ficaram bem alojados. Adiante.
    Como já não bastava o fantasma do Eusébio agora acrescenta-se o do Coluna. Com todo o respeito aos homens e jogadores que foram é lamentável o circo que se faz à volta da sua memória. Será que foram os únicos portugueses com esse direito ou é por serem do Benfica? Acho que a resposta é óbvia. Se o Cristiano Ronaldo fosse do Benfica provavelmente já tinham colocado uma estátua no lugar da do D. José na Praça do Comércio.

    Depois destas minhas ilações e em coerência com a minha consciência também não posso ignorar erros próprios e que ultimamente são muitos. O Presidente devia resguardar-se mais das polémicas visto ser a imagem do Clube (veja o que Pinto da Costa fez durante anos e o que faz o outro agora), o silêncio por vezes é benéfico e o segredo continua ser a alma do negócio; o treinador devia de ser mais humilde, libertar-se daquele ego ignóbil e saber comunicar com os jogadores, porque quando se ganha, ganham todos e quando se perde, perdem todos; os jogadores devem empenhar-se em campo e se houver algum com amor à camisola deve demonstrar isso incentivando os outros; os adeptos devem estar sempre com a equipa mas também devem ter a lucidez necessária para evitar a cegueira do que vai mal.

    Não vamos desistir mas deve-se mudar para evitar esta desilusão desoladora.

    ResponderEliminar
  17. É isso. Sem duvida que o Sporting não é campeão por causa das arbitragens.
    Vamos só passar por cima do facto do Sporting ter sofrido tantos golos em 18 jornadas do que nas 34 da época passada, e vemos realmente que a culpa é do arbitro.
    Como se a coisa fosse tão preto e branco. Como se um jogo de 90 minutos se reduzisse a 1 ou 2 lances.
    A equipa do Sporting perdeu jogadores fulcrais, não se soube reforçar em certos sectores da equipa, e acabou por mostrar um futebol que foi, a certo tempo, fraco e risível.
    Dizer que os adeptos que criticam a equipa pelas suas fracas exibições não têm razão é ingénuo, no mínimo.

    O presidente não andava em berros no balneário se não houvessem problemas.

    ResponderEliminar