" Mister do Café: O "Estadista" de pau carunchoso

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O "Estadista" de pau carunchoso


A expressão "santinho de pau carunchoso" refere-se a pessoas de aspecto sonso e coração velhaco, santinhos por fora e diabos por dentro, beatos cínicos; os "sepulcros caiados", de que falava Cristo; hipócrita; campeão da moralidade alheia. 

Seria um sacrilégio apelidar Luís Filipe Vieira de "Santinho", não estivéssemos nós a falar de alguém que até já foi condenado por roubo, entre outra "peripécias". Por isso não me restou opção, senão adaptar este dito popular, substituindo o "santinho" por "estadista". 

Onde e quando apareceu o estadista?


O "pai" do mito de "estadista" foi António Magalhães, director do Record que na sua crónica de 30 de Outubro de 2015 decidiu assim designar a postura de Vieira.


Estranhamente, ou talvez não, o homem que em tempos disse que "Os lugares na Liga são mais importantes do que jogadores" ou que "Um ladrão não deixa de ser ladrão só por ir ao Papa", passou há cerca de um ano a ter o estatuto de "estadista". 

E os "históricos" encarnados parecem seguir esta linha retórica, senão vejamos:



Nem mesmo as fantásticas declarações de Vieira sobre o arbitro do recente jogo entre o Benfica e o Vitória de Setúbal alteram o "paradigma". “É uma vergonha...Como é que nomeiam este tipo? Não queremos mais aqui este tipo. Já não bastou o que fez no ano passado aqui?” 

Declarações que a Liga ainda não teve "tempo" para analisar devidamente. Assim como a situação de Rui Costa...

"Não falem dos outros!"



Depois de ontem, Rui Gomes da Silva ter tido direito a capa no jornal ABola, eis que hoje surge o novo soudbyte do "estadista". Luís Filipe Vieira apela a todos os benfiquistas, para por favor, não falarem mais dos outros.

" O aburguesamento da estrutura"


No mesmo dia em que Vieira pede para "não falarem dos outros", Rui Gomes da Silva escreve um artigo de opinião de página inteira, praticamente todo dedicado ao Sporting (marcador amarelo).



Como se percebe pelo artigo de hoje, Rui Gomes da Silva não ouviu as palavras do "grande líder". Pode estar relacionado com o "aburguesamento da estrutura".

Despedimento com justa causa!?



Só deixo uma pergunta no ar: Isto não dá direito a despedimento com justa causa? Pelo menos tenho a ideia que é assim que funciona quando não se respeitam as directrizes do "patrão".

Um comunicado de rir


Na sequência do esclarecedor apelo feito ontem pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, e com o objetivo de eliminar a confusão intencionalmente gerada no espaço público, de quem pretende ligar o livre comentário de adeptos e simpatizantes do nosso Clube com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica, cumpre esclarecer:

(Foi tão esclarecedor que até tiveram que fazer um comunicado.)

1.       Os canais oficiais de comunicação do SL Benfica são a BTV, o Jornal “O Benfica”, o Site Oficial do Clube e todos os sítios nas Redes Sociais devidamente identificados e registados.

2.      As únicas pessoas que vinculam e representam oficial e publicamente o Sport Lisboa e Benfica são o presidente do Clube, os dirigentes em atos de representação oficial do Clube e outros profissionais da instituição devidamente mandatados para o efeito.

3.      As opiniões, comentários e análises das diferentes personalidades Benfiquistas, que apenas na sua condição de adeptos e simpatizantes participam em programas de comentário desportivo, não vinculam a nenhum nível o Sport Lisboa e Benfica.

4.     Consideramos abusiva, maldosa e provocadora qualquer insinuação sobre qualquer eventual relação entre as opiniões e comentários desses respeitáveis adeptos no espaço público com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica ou desta Direção de Comunicação.

É tão bonita a hipocrisia! O Benfica é neste momento o único clube nacional com funcionários e dirigentes em programas de comentário. São pagos pelo Benfica, eleitos pelos benfiquistas e falam sobre assuntos da sua área de actividade mas não representam o clube. Tá certo! 

Mas há mais. Segundo o Benfica, a BTV é um "órgão oficial de comunicação do clube". Então Pedro Guerra, que é funcionário da BTV, não é considerado responsável por uma parte da comunicação do Benfica?  

Por falar em BTV, hipocrisia e pose de estadista...


5.      O Benfica sempre foi um espaço de liberdade, e a participação nesses debates de adeptos e simpatizantes do nosso Clube insere-se no uso legítimo dos seus direitos individuais, não podendo eles próprios sentir-se limitados pelas insinuações que se pretendeu criar, confundindo a sua livre expressão com posições mandatadas.

Mau maria! Então como é? Vão cumprir as ordens do grande líder ou não?

6.     Reafirmamos a importância do apelo do presidente aos adeptos benfiquistas sobre a importância do uso criterioso da palavra nos espaços públicos, contributo essencial para a mais sã convivência e respeito devido entre todas as instituições desportivas.

Direção de Comunicação SLB

Olha, para quem criticou tanto o Sporting por não assinar os recentes posts de Facebook, colocar "Direcção de Comunicação do SLB", não está mal.

Nem os Benfiquistas acreditam nisto



O blog "Geração Benfica", um dos principais blogs encarnados publicou hoje um artigo cuja leitura recomendo vivamente e que é demonstrativa que nem todos os Benfiquistas comem  Cliquem (aqui).

Mudança de paradigma ou paradigma da treta?


Nesta fase do campeonato, seria lógico Vieira alterar o "paradigma" que tanto trabalho deu a construir?

Todo o trabalho a que o Benfica se deu para "arrumar" com Fernando Seara, primeiro do "Dia Seguinte", sendo substituído por Rui Gomes da Silva e depois do "Prolongamento", sendo substituído por Pedro Guerra foi em vão? E o que dizer da forma vergonhosa como a RTP de Carlos Daniel retirou Júlio Machado Vaz do Trio de Ataque sendo substituído por João Gobern. O tal que, enquanto comentador dito imparcial, festejava golos do Benfica em directo. 

E o facto de todos os dias entrar pelas casas um conjunto de "artistas" como Jaime Antunes; Carlos Janela; António Figueiredo, o tal que era Presidente da SAD do Estoril na altura do caso "EstorilGate"; José Calado, a transferência mais cara do defeso, vindo da BenficaTV, ou de André Ventura, o tal que é coordenador da campanha eleitoral de Vieira. E não se pense que é só na CMTV que estes artistas dão espectáculo. Na Sic Noticias e na TVI 24 também estão em grande com Diamantino Miranda, João Alves, Luís Aguiar, Jorge Baptista ou Rui Pedro Braz, entre muitos outros. E já nem quero entrar pelo pasquinário nacional.

Ao declarar algo tão cabal, Vieira enfrenta tudo e todos para demonstrar o poder da sua liderança, quando estamos a poucos meses das eleições. Ou todas estas figuras afinam pelo diapasão do grande líder, ou então podemos estar perante uma autêntica rebelião no seio do Benfica.

Os próximos tempos serão esclarecedores...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)


19 comentários:

  1. António Magalhães sportinguista ferrenho(fonte segura)

    António Magalhães diz que lhe compensa mais falar do clube dos vouchers do que de outro clube qualquer(fonte segura)

    António Magalhães quando chegava a casa gritava SPOOOORTING para os filhos e era uma festa(fonte segura), mas quando sai de casa tem de se tornar lampião para vender folhas de jornal que nem para limpar o rabo servem.

    ResponderEliminar
  2. Mister, há que investigar porque é que o José Manuel Freitas e o Dani, dois sportinguistas, passaram a defender o beifica na TV. Agora até sportinguistas têm de ajudar o beifica nos merdia. Será que lhes disseram que ou dizem aqueles disparates (porque eu não acredito que o José Manuel Freitas goste de fazer figura de parvo) ou não trabalham na televisão? É importante saber o que se está a passar, porque isto é grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente, o dinheiro faz-lhes falta ao final do mês...

      Eliminar
    2. Poderá acontecer que nem sempre seja assim. Assisti esta tarde ao Hungria-Portugal (sub-21) e fiquei surpreendido com os sucessivos comentários muito elogiosos do Dani ao Geraldes e ao Podence e, mais brandos, ao Tobias ao Ruben. De um modo geral merecidos, é facto, tal como é facto que havia por lá 2 ou 3 das últimas coca-colas do deserto (do Seixal) que lá foram fazendo algumas coisas positivas (o que até era verdade). Aqui, pelo menos, o Dani pareceu mais o comentador-apreciador-de-futebol, bem longe do comentador Dani pago pela Cofina.
      Mas nunca fiando.

      Eliminar
    3. Pois faz, mas a questão é que nem sequer há liberdade de expressão, pois ou se alinha no critério editorial e se diz o que eles querem - não interessando o que a pessoa vale como comentador ou jornalista -, ou não pura e simplesmente não tem trabalho.

      Aquela conversa surreal entre o José Manuel Freitas e o Futre na CMTV prova claramente que o primeiro estava a desempenhar um papel. Já nem se trata de opinião, mesmo que polémica, é mesmo "teatro"! O Braz ou Farinha, como lampiões doentes, fazem esse papel de bom grado, agora o JMF?? Ou lhe estão a pagar MUITO bem para dizer aqueles disparates, ou então é obrigado a dizer aquelas estórias fabricadas senão vai para a rua.

      Será que as pessoas têm a noção da degradação a que chegámos?

      Eliminar
    4. Foi a primeira vez que vi o JMF a fazer uma figura tão triste. Acredito que possa ter sido enganado por alguma "fonte" amiga.

      Liondamaia, o contexto de comentário de jogo é bastante diferente do contexto que apresentam em comentário em estúdio.

      Eliminar
  3. Outro problema grave é que os canais televisivos escolhem para paineleiros Sportinguistas gajos que por uma razão ou outra estão contra a direção do SCP, veja-se os exemplos do Ribeiro Cristóvão e do ROC,os quais tenho vergonha que sejam do mesmo clube que eu.

    ResponderEliminar
  4. Fosga-se ò Mister, aquele vídeo da bééétv é demasiado mesmo como ilustração. A um homem até se lhe vira o estômago de estar a ver aquilo. É xungaria mental. Poupe-nos.

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A figura sinistra da imagem e aquela outra, junto ao seu braço esquerdo, dourada, tipo espectro, um fantasma (será uma mensagem subliminar própria para lã-piões?) há-de querer dizer alguma coisa. Sim, porque os lã-piões e afins, tipo galinhas e gaivotas, são profundos no que dizem.

      Eliminar
  5. Ainda não perceberam que isto é tudo feito? Não conhecem aquela do polícia bom e polícia mau? Isto é para dar uma de homem responsavel e apaziguador, agora está tudo a dizer grande homem muito ponderado e os outros são vistos como irresponsáveis mas não se importam porque são remunerados! Daquele clube só vem areia poeira e m.... A mim não me comem de cebolada..

    ResponderEliminar
  6. "5. O Benfica sempre foi um espaço de liberdade"


    Jose Veiga
    Vilarinho
    Damasio
    Vale e Azevedo
    Luis Filipe Vieira
    Hugo Inácio
    Bibi do Venfica
    Zé do Venfica
    Rui Rangel
    ...
    Tudo bons rapazes!
    Um clube da liberdade ou privado dela!

    ResponderEliminar
  7. MdC, acredito que o Vieira tenha feito várias tentativas para ser estadista, mas só lhe reconheço uma, quando burlou o Estado com a dívida de 17 M€ ao BPN.
    No mais, vejo nele um estradista, um homem com um longo e árduo caminho já calcorreado: começou, há longos anos, com um pequenino comércio de venda de pneus que, rapidamente desenvolveu e ampliou, com uma secção de enchimento dos ditos; depois, passou a dedicar-se à construção e até levou emprestado um camião (sem autorização do dono, pois não o encontrava em lado nenhum); criou a sua empresa de construção, a Obriverca, que só no BES deixou obra feita de 200 M€); por esta altura, chegou a presidente do Alverca, clube que ajudou a acondicionar-se no buraco em que estava, de tal modo que, visto de cima, até parecia que tinha desaparecido, num negócio frutuoso para ambas as partes(libertou o clube, a troco de 1 Milhão, de um gajo que poucos anos depois nem os sucateiros o queriam, as peças e parafusos que usava tinham pouca saída e sempre que passava nos pórticos de detecção de metais dos aeroportos aquilo fazia uma chinfrineira medonha, que envergonhava o patrão; pés a caminho, não muitos mas alguns quilómetros adiante, Vieira encontrava, finalmente, a sua Terra Prometida. Tinha tudo o que precisava, terrenos, muitos terrenos para construir, para se expandir, muita gente à sua volta. Criou a Inland, para tomar conta das muitas empresas que foi criando. São uns 400 milhões cravados no BES, mas que importa isso se são um verdadeiro bem público, com tanta gente que tirou do desemprego? Fosse no tempo da outra senhora e já era comendador!
    Mas aquela mente não parava de fervilhar. Mil ideias o assolavam, descobriu o maior clube do mundo, com um galinheiro pequeno e imundo, que rapidamente transformou em obra grandiosa, o mais belo aviário de Portugal. Dotou-o de telhado em lã, janelas e portas, muitas portas, destinadas aos mais diversos fins. Benemérito, até ofereceu uma ao seu fiel motorista, a porta 18, para que ele pudesse receber por ali os seus amigos vindos do estrangeiro, nomeadamente da Colômbia, Paraguai, Argentina, Dubai (lamentavelmente, esse motorista muito amigo -dizem as más línguas que até se ofereceu como fiador do Vieira num negócio que envolveu PJotas e um pó próprio para amaciar o interior de pneus- cedo se reformou, não se sabendo, por enquanto, quem tomou o negócio de trespasse.

    MdC, espero ter justificado, acima de qualquer dúvida, porque é Vieira um estradista. Estadista só naquela situação que narrei à entrada e nas fotografias muito bonitas que os senhores dos jornais lhe tiram.
    Termino parafraseando um velho guru, já retirado- "Largos dias têm 100 anos"- e acrescentando "gandas calotes se fazem em 40 anos" (A: Guru Midas)

    ResponderEliminar
  8. O José Freitas recebe 400€ por programa com um mínimo de 10 programas mês. 4000€/mês devem ser suficientes para mudar de cor...

    ResponderEliminar
  9. Para as cameras da TV e capas de jornais vai ser (e para dar uma de 'Estadista') como se pode ler na fotografia a meio do post. Por trás e na realidade, os intoxicadores de serviço vão continuar a lançar boatos e a atacar o Sporting. Aliás até nem foi preciso muito tempo para se confirmar que é assim. Tomando comunicados oficiais como "sérios" (palavra e princípio que não devem existir na mente de certos 'Estadistas'-cadastrados) claro que também podemos estar perante um caso de insubordinação institucional de um vice que com isso quer marcar alguma posição mais eleitoralista.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,
    gostaria de saber a vossa opinião sobre esta notícia (http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?id=634513)
    Especialmente sobre a parte seguinte: "Não me lembro de ter visto um membro da minha Direção ou um responsável da minha televisão a pronunciar-se sobre outra equipa"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ò CD

      cala-te pá!!!


      vai pedir opiniões para os blogs lampioes!!!

      Eliminar
  11. Anão lampião,e se fosses levar no dito?lampião CORRUPTO.

    ResponderEliminar
  12. Mestre,o Inácio continua ligado ao SCP.

    Mais um belo apanhado da hipocrisia!

    também gostei muito da bio do vieira que o nosso Leão da Maia, preparou!

    Keep on the good work, Mister

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado. O Inácio já não está no Sporting. Pediu a demissão no início da época, para não incorrer em incumprimento.

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/augusto-inacio-deixa-estrutura-leonina.html

      Eliminar