quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O "método" de Jorge Mendes



O jornal britânico The Guardian, publicou ontem uma entrevista com Nuno Espírito Santo, onde este decidiu fazer algumas revelações muito interessantes sobre o "método" de trabalho de Jorge Mendes.

Aqui fica o link do artigo original (cliquem), mas de seguida faço a tradução da parte mais sumarenta.  

Tradução



Nuno Espírito Santo estava num estado terrível, bêbado. Isso, pelo menos, foi o que o presidente pensou, e exactamente o que Nuno queria que ele pensasse. O jovem guarda-redes do Vitória de Guimarães, a que havia sido prometido que, se alguém chegasse com uma oferta de 1M de dólares podia sair, e um dia o clube espanhol Deportivo La Coruña fez exactamente isso - apenas para António Pimenta Machado declinar a proposta. "Eu pensei: 'Está feito, perfeito", diz Nuno. "Mas eu fui falar com o Presidente e ele disse: 'Agora são cinco milhões." Eu pensei:'. Isso não faz sentido "" negada a chance de sair, ele considerou desistir. Foi quando se lembraram de elaborar um plano.

O agente de Nuno (Jorge Mendes) desarrumou o  seu apartamento e disse a Pimenta Machado que o jogador estava a ir por um mau caminho. "Foi um teatro," recorda Nuno, fazendo caretas enquanto se recorda do reportório que teve que utilizar naquele dia, há 20 anos, caindo para trás da sua cadeira, resmungando e sem grandes respostas. "Então, o tipo veio me visitar, o presidente do Vitória, e o meu comportamento foi ... Eu estava agindo como se tivesse a chegar da rua. E ele disse: 'ele está bêbado? "Quando ele saiu, o presidente disse:". Leve-o amanhã' "Nuno faz uma pausa, em seguida, acrescenta:" '! Leve-o amanhã ... e não deixe que o Deportivo faça testes de alcoolemia e drogas, com ele".


O plano funcionou; o nome do agente era Jorge Mendes. "O Jorge sabia exactamente a hora a que  Lendoiro, o presidente Depor, deixava o clube todas as noites", diz Nuno. "Ele saia do escritório, descia as escadas e caminhava até um restaurante a 100 metros de distância. E Jorge estava lá, caminhando lado a lado. Ele levava duas horas e meia de Portugal até à Corunha apenas por aqueles 100 metros - mas ele sabia que essas 100 metros eram dourados. Depois, voltava a conduzir duas horas e meia de volta para me contar as novidades. "Mendes acabou por conseguir a oferta de 1Milhão de dólares; o que ele não esperava era ter de convencer o presidente do Vitória duas vezes.  

No final, Nuno mudou-se para Espanha. Foi este o primeiro negócio de Jorge Mendes fez. Nuno conheceu Jorge Mendes quando este tinha uma loja de vídeo e uma discoteca; agora ele é o agente de futebol mais poderoso do mundo. "Ele merece isso", diz Nuno. "As pessoas não podem imaginar as horas esse ele trabalha. [Sua reputação] é injusta; "eles não o conhecem".

A carreira de Nuno


Durante a carreira como futebolista, Nuno Espírito Santo teve sempre em Jorge Mendes um grande aliado. No Deportivo jogou uns incríveis dois jogos em dois anos. Depois esteve emprestado duas épocas ao Mérida onde pouco jogou. Passou depois por empréstimo pelo Osasuna onde conseguiu finalmente fazer uma época a titular. Regressou na época seguinte ao Deportivo onde fez apenas 6 jogos.

Era tempo de regressar a Portugal com o Porto como destino onde esteve duas épocas e meia. Mais tarde aproveitou a boleia e lá conseguiu um contrato milionário no Dínamo de Moscovo, assim como Seitaridis, Maniche, Costinha e Derlei. Todos "pupilos" de Mendes. De "bolsos cheios", após a rescisão de contrato com o Dínamo, Nuno regressou a Portugal em Janeiro de 2007, assinando pelo Desportivo das Aves para poder jogar com regularidade até ao final da época.

Curiosamente, o Aves foi o último adversário do Porto na Liga. Os dragões precisavam de uma vitória para se sagrarem campeões nacionais. Ao intervalo, o jogo estava empatado a uma bola com Nuno a ser mal batido no golo do Porto. Na segunda parte, Nuno teve a infelicidade de ficar mal na fotografia do 2º e 3º golo do Porto. Uma exibição para "esquecer" na vitória por 4-1 dos dragões. Contudo, houve quem achasse que o guardião tinha feito uma exibição de mão cheia no Dragão. Terá sido por isso que Pinto da Costa tenha contratado o guardião para a época seguinte. Podem ver o vídeo dos golos (aqui). Nuno completou mais quatro épocas do Dragão antes de arrumar as luvas.

Como treinador, começou com a pasta dos guarda-redes no Málaga, seguindo-se o Panathinaikos, até ao dia em que Jorge Mendes achou que Nuno tinha capacidade para ser técnico principal e o colocou no Rio Ave. Depois rumou para Valência e finalmente, novo regresso ao Porto. Sempre com a bênção de Jorge Mendes. Quem não achou piada nenhuma foi Antero Henrique...

Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye


É possível verificar a azia de Antero na apresentação de Nuno Espírito Santo no Estádio do Dragão.


Um grande, grande amor


Para quem não sabe, este é o título da canção de José Cid cujo refrão começa com o clássico "Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye". Nada mais apropriado. Ora vejam lá se isto não é amor...



A Verdade prescreve?



Ahh, já percebi. Como a entrevista tem 6 meses e ainda por cima foi "há vinte e tal anos" são verdades que já prescreveram.

Neste post, ficou expresso um pouco do "Modus operandi" de Jorge Mendes e da sua entourage descrito pela boca de um dos intervenientes. Nada de novo, como vimos nas escutas do apito dourado, mas que é sempre relevante recordar.


Sobre Jorge Mendes, teremos mais novidades durante o próximo mês de Outubro, quando o Jornalista italiano Pippo Russo publicar o seu novo livro "A orgia do poder". Só o título promete...
Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

10 comentários:

  1. Mister,

    não acha coincidência, na altura que o mendes era amigo do fcp, o Aly Cissokho ser vendido pela chapa que hoje em dia pertence ao clube dos vouchers?


    agora um off topic

    grave bem o meu comentário para mais tarde recordar.

    muito cuidado com o Braga!

    os favores pagam-se com favores e a paga do Braga por oferecerem a supertaça ao vouchers e os 3 pontos no campeonato serem sempre com goleadas, vai ser com uma ótima classificação no campeonato.

    registe bem isto que lhe digo, o braga vai ficar à frente do fcp no final do campeonato, disputando depois o acesso à champions no ano seguinte.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que haja pagemento em "generos" ao braguilha, mas parece-me dificl que fiquem a frente do FoiComPutas. Agora uma nova via aberta para chegarem ao Jamor ja nao digo nada...

      Eliminar
    2. Leão verde,

      Via aberta para o Jamor já eles tiveram, o salvador quer mais que isso agora e fez favores para poder "exigir" mais que isso.

      Lembra-te do que te disse, o Braga vai ficar à frente do fcp.

      Eliminar
  2. Coitados dos bonecos M & M. Nao mereciam ser comparados com tao despreziveis criaturas. :-)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom !
    Espero que o Pippo não se esqueça desta história no seu livro.
    Os voos fantásticos para a fotografia no FCP-Aves são impressionantes :)
    É bonito de se ver que os favores antigos não se esquecem e são recompensados.
    Bons Homens estes !

    ResponderEliminar
  4. Há aí algum exagero nas críticas ao Nuno Espírito Santo, pois ele era um bom guarda-redes e é um treinador já com algumas provas dadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wtf?!

      Estão descrito claras evidências de corrupção.
      (bem diferente de certezas mas a mim não deixa dúvidas......diz-me com quem andas)

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Será que o Espírito Santo tinha alguma missão qd estava no porto?
    Ele já tem clube, espantem-se Wolverhampton. Clube Mendes, ele é Mendes tb. O Mendes deu-lhe a mão na carreira toda.
    Estranhamente ele falhava nos momentos chave do porto ter hipótese de chegar à frente no campeonato, fazia equipas esquisitas e o treta era para ganhar a todo o custo pelo carnide...

    ResponderEliminar