sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O "cancro" em que a RTP se tornou


Sinceramente, começo a ficar sem palavras para descrever  o estado do jornalismo em Portugal. Vejam bem a comparação usada pela "jornalista" Patrícia Machado, para se referir ao número de novos casos de cancro em Portugal.


Sim, ouviu bem. Esta senhora disse mesmo: "Imagine o estádio de Alvalade cheio. Há isso mesmo: 50.000 novos casos de cancro em Portugal."

Incompetência ou algo mais?


Percebo a utilidade de utilizar uma comparação para salientar a grandeza dos números. Agora, não podemos fazer comparações deste género, quando estamos a falar de um assunto tão importante e sensível como este. Não haveria outra comparação possível? Obviamente que havia. 

O facto de uma jornalista de uma televisão paga pelos impostos de todos os Portugueses, cometer um "erro" desta magnitude é aterrador. A senhora até pode não ter a noção do fenómeno desportivo, mas isso nem sequer e fundamental para este assunto. É uma questão de bom senso e de inteligência. Se a comparação fosse feita com os habitantes de uma determinada localidade, não seria na mesma uma comparação no mínimo infeliz?

Pior ainda é perceber que os editores e a direcção de informação da RTP deixaram passar esta situação em branco. Todos são culpados e as responsabilidades têm que ser assacadas aos intervenientes. 

Se assim não for, passa a valer tudo. Já estou a imaginar peças jornalísticas deste género:"Imagine as instalações da RTP. O lixo produzido anualmente em Portugal é dessa magnitude.". (yeah, right)


Deixo aqui ficar a fotografia da senhora, para que os leitores a consigam identificar em futuros espaços jornalísticos, uma vez que como é habitual, nada acontecerá à senhora.

Quem quiser fazer uma queixa ao Provedor da RTP, pode fazê-lo clicando (aqui).

1,2,3 Hala Jorneleiros


Deixo apenas mais dois exemplos das intenções da RTP nas últimas semanas:


Bas Dost custou 10M+2M em cláusulas adicionais. A RTP considerou a totalidade. Já quando se fala das vendas, as cláiusulas adicionais já não interessam para nada. 



Na tabela da fase de grupos da Champions, o que importa é colocar o Sporting no último lugar. O Légia levou 6 secos do Dortmund, mas o Sporting é que está em último do grupo...

Tudo isto, no mesmo canal que conseguiu gerar o caso da época passada, "Não o considero treinador", através da mentira como fica aqui provado (cliquem).

Tudo coincidências...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

32 comentários:

  1. Fdx... mas que merda de exemplo! A serio... eu não acredito em coincidências. O ódio deles ao Sporting é tão grande que (ainda que inconscientemente) acabam por tudo fazer para nos tentar lixar.

    ResponderEliminar
  2. Para mim é apenas uma estupidez da senhora. Quiz dar um exemplo da magnitude do número e saiu - se com essa. É apenas infeliz e estúpido como diz o mister do café

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e as outras merdas todas que são debitadas diariamente também são apenas infelizes coincidências?
      A RTP é uma vergonha!

      Eliminar
    2. Só abordei a questão 50 mil, e para mim a forma como a jornalista arranjou um exemplo foi apenas infeliz e estúpida.

      Eliminar
  3. Já há muito se percebeu que a parte da RTP produzida no Monte da Virgem em Gaia é todo pro-FCPorto - basta ver os apresentadores portistas que na maioria vieram da antiga RTP N (e que agora é RTP3). Depois a parte da RTP em Lisboa é toda pro-Benfica. O Sporting será sempre mal tratado pela RTP.
    Não é preciso também relembrar que a SIC é sobretudo lampiã embora o Rodrigues Guedes de Carvalho (que entrevistou recentemente o Presidente Bruno de Carvalho) é portista.
    A TVI é um pau mandado do benfica.
    Nos jornais A Bola e o Rascord são braços armados do benfica e o Jogo é braço armado do FCPorto.
    Resta-nos parte da imprensa internacional (que também tem o seu interesse), a Sporting TV e o jornal Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Mister, desta vez não posso concordar consigo, parece que estamos numa caça às bruxas! Não acho que seja uma comparação infeliz, provavelmente ela disse Alvalade porque foi o primeiro recinto com capacidade para 50000 pessoas que ela se lembrou! Este tipo de comparação é bastante interessante para mostrar as pessoas que é muita gente a ser diagnosticada com a doença. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gonçalo a rtp ultimamente tem andado a fazer umas tropelias com o nome sporting, outros canais também tem feito o mesmo.
      a mim não me ofende ela comparar o estádio de Alvalade com algo.
      o que me choca é um canal de serviço publico, fazer uma comparação do estádio, com a quantidade de pessoas oncológicas que podem entrar no estádio, devido à sua capacidade de espaço. acho que é uma infeliz comparação da nossa casa com doenças oncológicas e mal estamos nós se ela não teria outras opções de comparação. é a minha opinião.

      Eliminar
    2. havias de ter uma Mãe que morreu de cancro a ver se achavas uma comparação infeliz...

      tu só podes estar a gozar pois sabendo que esta merda em portugal é tudo a favor do slb, e quando se pensa em 50 mil lugares associa-se logo o Sporting? mas tu vives em que mundo?

      Eliminar
    3. Eu tive um pai que morreu de cancro e acho uma comparação infeliz. Curiosamente foi dele que herdei o que foi a única coisa que me deixou: um enorme sportinguismo.

      Também acho parvo que alguém traga para aqui esse argumento, que não é o que o texto quer criticar.

      És lampião, certo?

      Eliminar
    4. Valdemar essa tua resposta é para mim??

      Eliminar
    5. francisco acho que não, julgo que foi para o gonçalo.

      Eliminar
    6. "Eu tive um pai que morreu de cancro e acho uma comparação infeliz. Curiosamente foi dele que herdei o que foi a única coisa que me deixou: um enorme sportinguismo." x2

      Eliminar
  5. Vou fazer um paste do que comentei noutro lado: Eu gostava era que os responsáveis do SCP fizessem uma doação a instituições relacionadas com o estudo e/ou tratamento do cancro. Chapada de luva branca. Assunto arrumado. Num instante e com vantagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo plenamente. em vez do clube fazer uma critica, ajudar os oncológicos, em que o estádio foi comparado com mais 50000 casos oncológicos em portugal.

      Eliminar
  6. Estou mais de acordo com o leitor Gonçalo que escreveu acima. Não acho que tenha sido de propósito para atacar o SCP. Foi apenas para dar a ideia do que são 50.000 pessoas. Não vejo mal na afirmação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vives em que mundo?...

      Se fosse feito sem quaisquer segundas intenções, entenderiam logo que a comparação seria no mínimo ofensiva do bom nome de uma instituição. Eu sei que lá na RTP não são o paradigma da inteligência, mas também não exageremos...

      Eliminar
  7. 50 mil pessoas é um número redondo, por si só uma quantidade impressionante. A jornalista não precisava sequer de fazer a comparação. Este recurso faz-se quando o número a ser anunciado pode não ser imediatamente compreendido na sua dimensão. É o que se faz por exemplo no número de hectares, quase sempre comparados com campos de futebol. Nesse caso, ajuda. A percepção é logo outra. Neste caso, o estádio não acrescenta nada. E sim, há outros exemplos. Podia ter escolhido uma imagem qualquer do Optimus Alive e dizer a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  8. as comparações feitas com clubes ou instituições é uma falta de profissionalismo aberrante então também poderemos fazer a comparação da casa dela com um bordel de prostitutas ou casa de massagens .

    ResponderEliminar
  9. fiquei feliz quando essa 'jornalista' saiu da rtp açores. é dos casos em que se arranja emprego não por mérito.
    não sei se ouvem a antena 1, são constantes os casos de rebaixamento do sporting.
    parece-me que estão na fase desespero.

    ResponderEliminar
  10. a rtp já respondeu. nem tinha reparado que o saraiva tinha respondido a essa reportagem.

    ResponderEliminar
  11. Acho que o trabalho do Mister do café é um caso de serviço publico, mas os Sportinguistas têm de começar a equacionar tomar outra medidas contra os nossos enimigos.
    O canal publico vive dos nossos impostos, acho que bastam 5000 assinaturas a pedir a extinção do canal para o assunto ser discutido na assembleia. Está na hora de retaliar!

    ResponderEliminar
  12. https://www.facebook.com/patricia.machado.7315

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Em direto aquando do sorteio da Liga dos Campeões ( ver gravação)., jornalista da RTP diz: " este sorteio é a porta de saída do Sporting para a Taça UEFA"

    ResponderEliminar
  15. Julgo que esta "gaja" é uma FDP de uma boifiquista e a RTP um covil de boifiquistas, pelintras e jornaleiros. Não são jornalistas e muito menos sérios. Essa da classificação da Liga dos Campeões diz tudo. Palavras para quê?

    ResponderEliminar
  16. O pior é que não é do este canal a bater no ceguinho! Temos a sic e a tvi sempre a meter nojo.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Mister e demais Sportinguistas.
    Eu sou dos que "se julgam constantemente perseguidos", "apologista das teorias da conspiração", dos "calimeros", etc. Como tal, escrevi ao provedor da RTP a mostrar a minha perplexidade e indignação. Se a senhora jornalista quiser, dou-lhe um conselho, citando um velho ditado: "Não vá o sapateiro além da chinela"! Se há sportinguistas que consideram que não houve ofensa nenhuma, invejo-lhes a bonomia, também já fui assim! Se acham que as desculpas apresentadas por Paulo Dentinho são convincentes, desculpem lá: sou um gajo muito exigente! Tolerância zero para tanta desfaçatez!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou na mesma e por isso concordo em absoluto. Já não há "pachorra" para aturar estes trastes.

      Eliminar
  18. Ja esta lancado o desafio, vamos arranjar 50000 euros para o IPO.

    ResponderEliminar