terça-feira, 20 de setembro de 2016

"Good morning Vietnam" - Os abutres e os pavões


Em 1965, Adrian Cronauer é recrutado para comandar o programa de rádio das forças armadas americanas destacadas no Vietname. A sua missão passava por elevar o moral e o espírito dos soldados. 

Em Portugal, temos algo semelhante no mundo do desporto. A Bola Branca, fundada por Artur Agostinho e Ribeiro Cristóvão, é um programa radiofónico com mais de 35 anos e que foi criado com o intuito de informar os ouvintes sobre os assuntos desportivos nacionais. Hoje em dia, a nossa comunicação social está infestada por artistas que se vendem por tudo e um par de botas, literalmente, pelo que o programa tem vindo ao longo do tempo a sucumbir perante os interesses instalados.

Carlos Barbosa, presidente do ACP e antigo vice-presidente do Sporting CP no mandato de Godinho Lopes é um dos rostos da contestação à gestão de Bruno de Carvalho. É fácil de verificar que ao longo dos últimos anos, sempre que algo corre mal ao Sporting, este sujeito sai da sua toca para criticar. Depois da derrota frente ao Rio Ave, Carlos Barbosa estacionou o reboque e atendeu a chamada do jornaleiro da Bola Branca.

Confesso que fiquei curioso e fui verificar declarações antigas de Carlos Barbosa. E não é que praticamente todas surgem através do programa Bola Branca. Vejamos:

Primeira fase de ataque

 

Estas primeiras notícias são mais antigas e relativas às eleições de 2011 e 2013. Curiosamente, apenas uma delas está assinada por José Barata.

O denominador comum


Aqui estão as últimas intervenções de Carlos Barbosa sobre o Sporting no ano corrente. Curiosamente, todas elas produzidas em exclusivo ao programa Bola Branca e ao jornaleiro João Fonseca. 




Este também merece um par de botas!


Aqui ficam alguns prints do Facebook do jornaleiro.Primeiro a reservar o Facebook.


E depois, extasiado pela coincidência de ter recebido o colete de jornaleiro com o nº32 (número do título conquistado nesse dia).


Mas o artista também fala do Sporting: 


O abutre e o pavão


A preferência clubística de João Fonseca é clara, por isso quero deixar algumas questões: Por que será que este jornaleiro só liga a Carlos Barbosa quando acontece algo de negativo ao Sporting? Por que será que não ligou após a vitória na Taça de Portugal ou na Supertaça ? Por que será que não ligou após a conclusão da reestruturação financeira, tão criticada por Carlos Barbosa. Por que raio não ligou após os 3 secos no estádio da Luz ou depois da excelente exibição em Madrid? 

Por outro lado, por que será que o Sr. dos reboques só tem apetite para falar quando algo corre mal ao Sporting? Por que será que pura e simplesmente não se recusa a prestar declarações nestes momentos?

Para estes abutres e pavões fica o aviso: O Leão jamais se vergará! 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

10 comentários:

  1. Já há muito tempo que todos notámos que a Bola Branca, outrora um excelente programa desportivo, passou a ter cor.

    E como acontece com todo o órgão de imprensa desportiva naciobal que se torna monocromático, vai definhar até desaparecer. Veja-se as vendas do jornal A Bola, residuais, os do Record a baixarem, até se tornarem caricaturas.

    Depois quando falirem, resta-lhes o desemprego ou a Benfica TV.

    ResponderEliminar
  2. O habitual portanto.
    Não esquecer que com Carlos Barbosa já estaríamos ao nível de Real Madrid's e Barcelona's já há alguns anos...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Dá-me ideia que o estarola do ACP alimenta o ego por ser odiado, seguindo aquele principio: "Ao odiarem-me, lembram-se que eu existo."

    ResponderEliminar
  4. para se ter sucesso em Portugal só há duas formas!

    1ª- falar mal do clube dos vouchers, de preferência enfrentando o próprio Presidente(isso é garantia de tacho, poleiro ou favores)

    2ª- ter no curriculum vitae ou nos gostos do facebook a imagem do clube dos vouchers(isso é garantia de tacho, poleiro ou favores)

    tudo o resto...trabalhem seus mandriões!!!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que espetaste com a cara dessa fdp. Pode ser que tenhas um encontro imediato e vá imediatamente bardamerda.

    ResponderEliminar
  6. Sim, concordo realmente com a sua opinião.

    ResponderEliminar
  7. mister... tu e o mestre são dois faróis no nevoeiro do futebol e em particular na imprensa desportiva. É natural termos preferencias e assumirmos as mesmas, contudo face ao nosso estatuto ou profissão devemos exigir a nós mesmos o recato e a descrição. O profissionalismo a cima de tudo! Mas por incrível que pareça quando a coisa tinge de vermelho a coisa sobe ao sentimento e fica quase sempre descontrolada!
    Espero que na próxima conferencia de imprensa (quinta feira), o Jesus e o atleta escolhido antes de responderem à pergunta do jornalista, perguntem primeiro ao jornalista se o mesmo tem as botas calçadas.... ? Já que os mesmos nas conferencias de imprensa do outro lado da circular vão com elas quase sempre nos pés!

    Leão da Palmira

    ResponderEliminar
  8. Oh Mister este João Fonseca foi o tal que em 2013 no final de um Belenenses - Porto levou uns biqueiros do Rui Cerqueira.

    "Segundo apurou ainda o CM, no relatório de incidências que seguiu para a Liga está ainda escrito que, após o final do jogo, quando um "jornalista tentava entrevistar" Helton, Rui Cerqueira evitou que tal sucedesse, colocando-se entre ambos e que terá havido "contacto físico" entre o dirigente e João Fonseca. O relatório frisa que o jornalista, "desagradado", terá dito algumas palavras ao delegado da Liga ("palhaço", segundo Rui Cerqueira) e que o dirigente portista terá tentado "tirar esforço físico da situação" e que só não o fez por ter sido impedido por Helton. O relatório diz também que o diretor de Comunicação do FC Porto pediu à PSP para identificar o jornalista".

    ResponderEliminar
  9. Já são tantos que já dá para fazer uma wikipedia.

    ResponderEliminar
  10. Lampião com cara de pateta, não engana é mesmo chifrudo.

    ResponderEliminar