quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Jornaleiros e as conferências de imprensa


As conferências de imprensa são um momento de afirmação de estratégias e competência comunicacional dos treinadores, e fazem parte de um conjunto de "novos" conhecimentos que os grandes treinadores têm que dominar.

Jorge Jesus e Rui Vitória, nesse aspecto como em quase todos, são completamente diferentes. De um lado temos um treinador com alma e espontâneo, que diz o que pensa e que sabe perfeitamente para onde quer ir, mesmo que por vezes não se consigo exprimir de forma tão eloquente. Do outro lado, aquilo que chamo um "pãozinho sem sal", com um discurso oco cheio de banalidades, lugares comuns e sobretudo hipócrita na hora dos "jogos da mente".

No meio de tudo isto, há uma peça fundamental e que escapa ao olho dos amantes do futebol. Falo do papel dos jornalistas presentes nas conferências de imprensa. Vejamos, por exemplo as conferências de imprensa dos dois treinadores após os jogos da primeira jornada.

O Drama, a tragédia e o horror!


Após o jogo frente ao Marítimo, Jorge Jesus deu uma conferência de imprensa de cerca de 13 minutos e onde lhe foram feitas 5 questões que passo a enumerar e resumir:

1 - Sporting TV - Análise ao jogo.
2 - RTP3 - Já esta preparado para perder o João Mário?
3 - SIC - 2 Questões: 1) Tendo em conta que Slimani não foi convocado é sinal que vai embora? Precisa de um novo lateral esquerdo?
4 - ABOLA TV - (Conversa de elevador. Não podem perder o vídeo seguinte.)Era um alívio ficar com Slimani?
5 - TVI - O que falta melhorar para a equipa estar no ponto?

Em seis questões, apenas duas são sobre o jogo. As outras 4 questões foram todas relacionadas com jogadores do Sporting (quem entra, quem sai,etc). O jornalista da SIC chegou ao cúmulo de perguntar ao técnico leonino sobre a não convocatória de Slimani. Será que existia alguém em Portugal, que não soubesse que Slimani não estava disponível para jogar na primeira jornada? Das duas, uma. Ou o jornalista é um incompetente ou então estava a meter "carvão". Tirem as vossas conclusões.

Melhor ainda só a conversa no elevador que o jornalista da AbolaTV ouviu entre os adeptos e o Slimani. Absolutamente surreal. 


Apesar de o jornalista de Abola TV ter ouvido da boca do Slimani que ia ficar no Sporting, eis que ontem surgiu mais uma capa histórica para o jornal Abola.


Quem esteve muito bem foi o twitter do Sporting que respondeu com grande classe.


Para quem não percebeu o tweet basta clicar (aqui).

Alice no país das Maravilhas


A conferência de imprensa de Rui Vitória durou metade do tempo da de Jorge Jesus, mas teve o mesmo número de questões, só que as questões foram muito, mas mesmo muito diferentes. Vejamos:

1 - Algum sentimento especial pelo facto de conseguir a primeira vitória fora na jornada inaugural em 12 anos?
2 - RTP 3 - Jogo complicado para o Benfica?
3 - Abola TV - Já encontrou o equilíbrio táctico e físico da equipa? E como está Luisão?
4 - TVI 24 - Ficou satisfeito com a resposta do Lisandro que entrou e marcou? Gostou de Gonçalo Guedes?
5 - André Horta é o novo "Renato"?

Como podem verificar, nem uma única pergunta incómoda. Em 5 oportunidades apenas um pergunta directa sobre o jogo e 4 perguntas de "encomenda", elogiosas dos jogadores e do facto de ter vencido fora de casa na primeira jornada 12 anos depois. Tudo um mar de rosas.




Comparação:


Utilizando o mesma linha de questões feitas na CI de Jorge Jesus e transpondo para o Benfica dava para fazer algumas perguntas interessantes, do género:

1 - Está preparado para perder Lindelof?
2 - Porque é que não convocou Jonas. Já não conta com o jogador? Precisa de mais um ponta de lança?
3 - Era um alívio não perder o Lindelof e o Luisão?
4 - Eliseu continua de fora da equipa. Precisa de mais um lateral esquerdo?
5 - O que se passa com Carrillo que ainda não teve um minuto de jogo?
6 - Com tantos extremos e jogadores de apoio ao PL, o Benfica continua no mercado por mais um (Rafa)?
7 - Carcela e Talisca continuam de fora. Existe alguma novidade em relação ao futuro dos jogadores?
8 - Danilo vem para jogar a 6 ou a 8? Não acha que tem excesso de médios no plantel quando joga apenas com 2 jogadores nessa zona?

Estas poderiam ser algumas questões a ser colocadas a Rui Vitória. Por outro lado, gostaria de ter ouvido uma questão relativa ao número recorde de adeptos em Alvalade para uma primeira jornada. Gostaria de ter ouvido a questão: "Semedo fez mais um grande jogo, acha que deve ser convocado para Selecção, rendendo Ricardo Carvalho? ou "Deu a titularidade a Gelson Martins. O miúdo é para explodir esta época, depois dos mais de 42 jogos e 7 golos marcados na época passada" entre outros assuntos. 

Este é só um pequeno exemplo daquilo que os jornalistas conseguem fazer numa conferência de imprensa, levando a conversa para o lado que mais lhes interessa. Mas melhor exemplo do que tudo isto, foi o caso do "não o qualifico como treinador". Após o jogo em Setúbal, o jornalista de RTP, Gonçalo Ventura, mentiu deliberadamente ao treinador Jorge Jesus levando-o a dar uma resposta "dura" sobre Rui Vitória. Até hoje, Jorge Jesus continua como o mau da fita e o jornaleiro continua a ser pago pelos nossos impostos.

Podem saber tudo sobre esse caso clicando (aqui).

Fica mais uma vez o alerta para os Sportinguistas estarem atentos a todos estes "pormaiores".

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

55 comentários:

  1. Excelente Mister do Café!

    É gritante a diferença de tratamento. E JJ vindo de lá, deve perceber facilmente a mesma. Um dia ele falará disso, desconfio...

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou para perceber como é que há jornalistas que conseguem saber o que vai dentro da cabeça de um jogador. Devem ter alguma capacidade extra-sensorial ou algo assim. Ainda por cima, acontece logo com jogadores do Sporting. Não lhes dá curiosidade para saber por exemplo o que vai na cabeça de um Luisão ou de um Talisca.

    ResponderEliminar
  3. os jornalistas ao entrarem para a conferencia do bitórias, são lhes entregues uma nota para terem atenção ao que vão perguntar, se não no final levam tau tau

    ResponderEliminar
  4. Muito bom artigo! Ri-me qdo sugeriu a pergunta sobre o Jonas :D

    ResponderEliminar
  5. Para quem tem um presidente que ataca tudo é todos e só diz asneiras...vêem agora reclamar que são atacados pelos jornalistas nas conferências de imprensa... Caros blogueiros, quem anda à chuva molha-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois nem todos corremos para o porto de abrigo da porta 18 meu caro,

      Passe bem ... de preferência longe daqui.

      Eliminar
    2. Isso é estúpido. Um jornalista tem que ser, acima de tudo, imparcial.

      Eliminar
    3. Porta 18, Paulo Pereira Cristóvão, tudo igual... Todos criminosos uns por tráfico de droga outros por subornar árbitros...já agora a descida de divisão ficava bem, não acham...É que ele era vice presidente do Sporting quando cometeu os factos... Nisso os jornalistas não falam...

      Eliminar
    4. É preciso ter lata ou ser lampião!!!
      Criminosos? Até ver os únicos presidentes julgados e condenados por crimes foram Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira!

      Eliminar
    5. Caro Anónimo lampião: o PPC, que foi corrido do Clube, depositou dinheiro na conta de um árbitro assistente que tinha uma disputa contra o Sporting, no intuito de o incriminar e, assim, afastar do jogo. Foi um acto lamentável e, por isso, ao ter conhecimento deste acto, a Direcção do Sporting alertou a PJ e demitiu PPC.

      Claro que tudo seria mais fácil se o Presidente do Sporting tivesse o direito de aceitar ou rejeitar árbitros que parece assistir ao presidente encarnado, como se pode atestar nas escutas. Presidente esse que, passados mais de 10 anos do facto comprovado, não ouvi ninguém a pedir a sua demissão ou despromoção do clube.

      Eliminar
    6. Anonimo burro

      Vai la ver de qual crime e acusado PPC

      Eliminar
    7. Polícia Judiciário18 de agosto de 2016 às 20:27

      O PPC foi corrido do clube? E depois? Os crimes que cometeu, prescreveram? Gente acéfala!

      PPC + 12 arguidos. As conclusões do MP são claras: 27/5/2016, 16:02321
      O antigo vice-presidente do Sporting e ex-inspetor da PJ foi condenado a quatro anos e meio.
      A juíza disse que “a prova é inequívoca” e sentenciou: quatro anos e meio de cadeia, para Paulo Pereira Cristóvão. Em causa, o pagamento de dois mil euros, depositados numa conta no Funchal, ao árbitro assistente José Cardinal para um jogo com o Marítimo para a Taça de Portugal de 2011. O também ex-inspetor da Polícia Judiciária criou, ainda, uma lista de árbitros e de observadores, com os respetivos números de identificação fiscal, identificação bancária, rendimentos, titularidade de bens móveis e imóveis e identificação do cônjuge.

      "Em 14 de julho e 10 de agosto de 2011, o arguido Carlos Silva solicitou, via 'email', à arguida Virgínia Freitas, a pesquisa de todas as informações disponíveis na AT sobre os indivíduos identificados nas listas, num total de 196 árbitros de futebol, nomeadamente o número de identificação fiscal, número de identificação bancária, rendimentos, titularidade de bens móveis e imóveis e identificação do cônjuge, o que veio a acontecer", sustenta o MP.

      A arguida "entregou o resultado das pesquisas (contendo dados de 182 árbitros) ao arguido Carlos Silva" que as levou ao funcionário da Primuslex e este até Pereira Cristóvão.
      http://www.jn.pt/justica/interior/ministerio-publico-acusa-paulo-pereira-cristovao-e-mais-12-arguidos-de-corrupcao-5134939.html#ixzz49stzhiQZ


      Eliminar
    8. Crime sim, corrupção não. (o Polícia Judiciário estava a ser intelectualmente desonesto ou é só mesmo parvo?)
      PPC ao pé de PdC é um menino do coro. E em breve PdC ao pé de LFV será um santo. É aguardar.

      Eliminar
    9. Lampião tende a ser burro, não é anónimo e Policia Judiciário? O PPC, ou o Sporting, não foi acusado em momento algum de corrupção ou de tentar comprar um bandeirinha corrupto! Toda a gente percebeu que o intuito foi affastar o bandeirinha corrupto porque a informação que se tinha é que ele vinha gamar o Sporting - no jogo da Taça de Portugal com o Sporting! Por alguma razão foi o Sporting a denunciar o caso dos 2000€ na conta de corrupto quer junto da FPF, quer junto da PJ.

      Mas vocês não só são burros como gostam que as pessoas percebam que são burros!

      Quanto às listas de árbitros, todos os clubes têm essas listas e sabem o que os árbitros fazem em prol de quem. Foi por isso que montaram um esquema para não terem o Hugo Miguel na Luz contra o Nacional e assim puderam gamar 2 penaltis a esse colosso - um com 0-0, que podia dar a vantagem ao Nacional, e outro com 1-0, que podia dar o empate ao Nacional, ou colocá-los de novo a ganhar, se têm marcado o primeiro. E isto num jogo em que os comentadores da BTV já tremiam com o vosso ridiculo futebol num jogo que estavam obrigados a ganhar. Mas o Nuno Almeida deu um jeito...

      Eliminar
  6. Complexados.....
    Se fizessem essas comparações com o Boavista ainda era aceitável pois em 15 anos teem os mesmos números de campeonato ganho.... 1!!!!!!!!!!!!!!!!
    CARNEIROS.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece a argumentação que os corruptos do norte usavam há uns anos e que os lampiões criticavam e bem.

      Eliminar
    2. Mais um, carneiro ressabiado....
      Podes me explicar como é que o gordo-lipo-aspirado quando entrou no popoting tinham 18 titulos e agora são 22...
      CARNEIROS ALDABRÕES......

      Eliminar
    3. Podes explicar como passam de 27 para 30?!
      Que dizes dos vouchers?! Aqueles que 1o eram mentira...depois ja eram verdade! "Cortesias" dizem eles...

      Eliminar
    4. Bradpiteu, nós passamos de 18 para 22 do mesmo modo que vocês passarem de 27 para 30... Qual é a parte que não entendes?

      E, outra cena, quando mostram as famosas SMSs que o JJ mandava aos jogadores do Colo Colo?

      Eliminar
  7. O tratamento da comunicação social não é uma reacção à postura de BdC. É precisamente o contrário.

    ResponderEliminar
  8. E a "nota/inferência/desejo/carvão" que o "jornalista" da bolha deixa a meio da pergunta?

    O Slimani disse ao adepto no elevador que queria ficar, mas (atentem bem na pazada de carvão!) podia estar apenas a ser simpático...

    Que delícia!

    #NemDormem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou podia ter querido dizer que NÃO desejava ficar no Sporting mas o seu português induziu em erro.

      Podia também ter claustrofobia e saiu-lhe aquilo porque estava em pânico.

      Há a hipótese de o Sporting ter contratado um sósia de Slimani para andar em elevadores a dizer que quer ficar.

      Todas as possobilidades são atendíveis, excepto a louca ideia de Slimani... querer ficar no Sporting.

      Eliminar
  9. Os jornalistas podem fazer as perguntas que quiserem, a culpa das respostas é exclusivamente do JJ e do departamento de comunicação do Sporting. O JJ se vê que é só carvão, tem que pedir ao Sporting para lhe indicar quem são os jornalistas a que responde à pergunta directamente. Quando são os "mete carvão", tem várias soluções, ou não responde simplesmente ou então diz o que lhe apetece!! Exemplo: jornalista imbecil: "Não convocou Slimani?"; resposta: " foi/será um jogo dificil porque isto e aquilo". O JJ tem que se focar naquilo que os sportinguistas querem saber ou que ele quer transmitir e não nas perguntas imbecis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de que o correcto dizer seria não deveria haver pasquineiros carvoeiros, dada a realidade, concordo com o anónimo.

      Eliminar
  10. Nem mais! Ter uma imprensa "amiga" nas conferências de imprensa dá uma boa ajuda... ai não que não dá!

    ResponderEliminar
  11. Nem mais! Ter uma imprensa "amiga" nas conferências de imprensa dá uma boa ajuda... ai não que não dá!

    ResponderEliminar
  12. O trabalho que você faz é absolutamente crucial para denunciar a parcialidade, o facciocismo, e a corrupção intelectual (quando não real) que campeia no jornalixo nacional.

    ResponderEliminar
  13. Sabes que esse argumento do número de títulos era usado pelos adeptos do Porto na era da fruta, não sabes? E sabes que os lampiões criticavam esse argumentos, não sabes? É engraçado verificar a mudança dos discursos dos adeptos do Benfica e do Porto com a mudança de fruta para vouchers...

    ResponderEliminar
  14. A diferença entre sportinguistas e atrasados mentais não é nenhuma conforme se pode ler neste blog. Como diz o vosso presidente a carneirada come e cala ! Comem e calam ! São uma cambada de tristes que julgam que são alguem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se assim for o que é que vem aqui fazer? Pagam-lhe pela visita,é isso?? A sério, não percebo. Nunca visitei blogues do Benfica. Para mim não faz qualquer sentido andar a ler publicações de um clube que odeio. Simplesmente ignoro. Sugiro que faça o mesmo.

      SL.

      Eliminar
  15. No blog d'O artista do dia já nem vale a pela ler a caixa de comentários, e por aqui o numero de lampioes fdp continua a aumentar tambem. Nao seria bom fazer uma limpeza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto. Pior é que aqui nem precisam de se identificar. Só precisam de um imbecil a escrever várias vezes como anónimo.

      Eliminar
  16. Este post é só maldades! Parabéns!

    ResponderEliminar
  17. Vocês, lampiões, insistem em que o JJ ganha 6M€ quando se sabe que 2M€ só os ganha se for campeão. Não sendo campeão ganha sensivelmente o mesmo que ganhava no Colo Colo de Carnide, onde aí sim meteu ao bolso o 1,5M€ de ser campeão 2 vezes!.

    Outra coisa, quando o JJ foi para o Colo Colo o ordenado eram 500 mil euros, que por acaso foi o que ele teve de pagar do bolso dele para se desvincular do Braga. Portanto, no 1º ano o JJ acabou por só ganhar o que ganhou de ter sido campeão e de ter ganho a Taça Lucilio Baptista. Esta história já foi mais que contada e debatida, inclusive quando os contratos dele vieram a publico.

    Depois, rapazes, não se esqueçam de contabilizar o M€ que custa a cortesia dos vouchers. E isso é um custo, ganhem ou percam... Portanto, no Sporting só se gasta mais 500 mil em prémios, quando se ganha.

    Mas tudo isto é até uma brincadeira de crianças quando comparado com o que o LFV tem gamado o Fifica. Alguns benfiquistas já perceberam que os negócios parecendo bons, são pouco mais que equilibrados entre o que se gasta a comprar e o que se recebe efectivamente das vendas. E para isso basta ver para que bolso foram os 7M€ do Pizzi e os 12M€ do Jimenez, quando o Fifica decidiu comprar o passe todo! Que necessidade havia de comprar o resto desses passes? ;)

    ResponderEliminar
  18. Chamar jornalistas a isto é um ato de delicadeza ou de ironia. Perante tais palhaços, temos a sensação de estar a assistir a uma ópera bufa, ou a uma tragicomédia barata, com bufos, anões, avençados, macacos de imitação, corcovados, encornados. NUNCA JORNALISTAS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem paga o café ao mister?19 de agosto de 2016 às 00:14

      «Anões»?

      Se o Otávio bombeiro ou o Rui caracóis te apanham, é melhor fugires, que te phodem os cornos.

      Eliminar
  19. Normal. O Benfica é dono disto tudo e o Sporting é o clube mais odiado pela comunicação social haha

    O Sporting vive em pura estabilidade e e o Benfica em constante desistabilidade.

    Viu-se bem depois doRui Vitória empatar contra o união da madeira e foi exigido a cabeça dele, e quando o JJ perdeu na jornada seguinte frente ao União da Madeira normal...

    O JJ passa a vida a exigir reforços a falar de pokémons a falar em reforços o Bdc farto de falar em transferências como o João Mário e vocês agora não querem que os jornalistas façam perguntas ao JJ.... está bem tá. Este post é para ficar guardado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E amanhã vamos ver todos os cães de fila do Saraiva a sairem para as redes sociais a dizerem que o Rafa tem bicho, que já é avô e que é tísico!! ahahahahah!

      Eliminar
  20. Se o JJ for campeão ganha 2M de prémio acima do salário que aufere de 6M/ano. Não confundamos as coisas. A equipa técnica custaria 10M se fossem campeões.
    Se quiserem pagar 2M líquidos pelo Slimani como saiu hoje na CS, serão mais 4M por ano.
    O vosso presidente está a enterrar o clube. O que muita gente dentro do Sporting já percebeu.

    ResponderEliminar
  21. Quem paga o café ao mister?19 de agosto de 2016 às 00:10

    Para atacar pela enésima vez a CS, era necessário atacar Rui Vitória? Claro que era! Ainda assim, quando ouço o nosso chouriço, percebo o que ele diz; já quanto ao madeixas, é preciso um linguista encartado, assessorado por outro ainda mais, para decifrar aquelas coisas que lhe saem da boca. O homem já deveria estar preso há décadas, tantos foram, são e continuarão a ser os assassínios que pratica à mais elementar gramática lusitana.

    Jesus sabe para onde vai? O homem do Dumas? Ainda assim, acredito que o homem seja mais inteligente e menos contraditório do que a rapaziada paga pelo homilias da IURD.

    Atão nã é que o coitado do Jesus só teve 25 de mérito nos triunfos que obteve no Benfica? O sujeito mantém um divórcio litigioso com a língua portuguesa, contudo até aqui chega e deve ter ficado felicíssimo com a carneirice do pastor. É claro que, sabe-se lá quando!, o Sport do Campo Grande ganhar um campeonato a percentagem será de 99,99999 do lipoaspirado e 0,1 do Paulinho.

    Curioso também, neste ataque cerrado ao jornalismo desportivo, que o pastor dos carneiros tenha dito, na entrevista àquele arremedo de TV que criou, que os jornalistas só faziam as perguntas que lhe eram antecipadamente encomendadas. Os dois pategos que estavam com ele devem ter procurado insistentemente um buracão na sala para desaparecem no mesmo instante.

    E podemos continuar a desfiar a acefalia do clube do Pátio das Cantigas, mas já se vai fazendo tarde e há que deixar a osgalhada a marinar até à próxima.

    ResponderEliminar
  22. Mister, por amor de Peyroteo, não deixe que o seu estupendo blog seja conspurcado pelos mal lavados de carnide; é auspicável um saneamento imediato de todos os idiotas que aqui tentarem fazer o que lhes é permitido no Artista. Bem haja pela qualidade daquilo que publica e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blog dos lamentos e virgens ofendidas!Esse ódio até vos faz mal!ahahahah que cambada!

      Eliminar
  23. Prezado Mister, junto-me aos Sportinguistas que apreciam e louvam o seu magnífico trabalho, mas lamento a intervenção de lampiões que, como é sobejamente sabido, seguem instruções para minar os espaços Leoninos.
    Sugiro aos anormais que aqui aparecem que saibam o significado real de "comer gelados com a testa"...
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem paga o café ao mister?19 de agosto de 2016 às 09:53

      Claro, o Vieira, todas as manhãs, dá.me instruções acerca de onde e como intervir no sentido de minar os espaços Leoninos (só que ele não usa a maiúscula).
      Sobre anormais, remeto para o relatório psiquiátrico feito sobre si a semana passada.
      Quanto a significados e significantes, sugiro-lhe começar por Saussure.
      Por último, funcionar em círculo fechado, sem contraditório, é que é bom.

      Eliminar
    2. Está aí alguém?
      (Em simultâneo, movimento circular com a mão ao nível do rosto)...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  24. Prezado Mister, junto-me aos Sportinguistas que apreciam e louvam o seu magnífico trabalho, mas lamento a intervenção de lampiões que, como é sobejamente sabido, seguem instruções para minar os espaços Leoninos.
    Sugiro aos anormais que aqui aparecem que saibam o significado real de "comer gelados com a testa"...
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  25. parabens mister a tua tese passou na sporting tv

    ResponderEliminar
  26. Estamos a enterrar, estamos.

    O salpicão no meio das nádegas.

    ResponderEliminar