quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Factor C - Colinho e Carregados


Alípio Matos, coordenador técnico da secção de Futsal do Benfica, saiu da toca na semana passada. O senhor demonstrou toda a sua indignação pelo facto de a regra que limita a utilização de jogadores estrangeiros, não estar em todas as competições organizadas pela FPF. Uma vez que os jornais apenas passaram a mensagem da propaganda lampiâ, sem se darem ao trabalho de enquadrar todo o processo, tenho que o fazer para que os adeptos do futsal possam saber o que de facto se passa.

As regras da época passada


As equipas de futsal podiam convocar 12 atletas em regime normal e até 14 atletas, desde que pelo menos dois tenham idade inferior aos 20 anos. Considera-se como jogador formado localmente, aquele que entre os 15 e os 21 anos (lei transitória é até 23 anos tenha três inscrições em Portugal). De acordo com o antigo regulamento os clubes são obrigados a convocar pelo menos 7 jogadores nestas condições. Se não o fizeram serão penalizados através do pagamento de uma multa.
 

As novas regras


Há 2 anos o Sporting propôs a perda de pontos para as equipas que não cumprissem a questão dos jogadores formados localmente e a FPF respondeu que não era possível. Obviamente e uma vez que a sugestão do Sporting não foi aceite, os responsáveis do Futsal leonino decidiram contratar alguns jogadores estrangeiros para a sua equipa principal, como são os exemplo de Cavinato, Merlim, Fortino e Marcão que se juntaram a Caio Japa e Diego.
Os Sportinguistas que acompanham a modalidade já sabiam há largos meses que o departamento de Futsal iria contratar vários jogadores estrangeiros para o plantel como Léo, Deo e Dieguinho. Mais uma vez ficou bem claro que esta secção prepara as épocas com bastante antecedência.

Esta época foi bem visível a diferença de andamento entre o Sporting e Benfica. Em oito jogos oficiais, o Sporting ganhou seis. Ora, sabendo de tudo isto, o Benfica viu a oportunidade perfeita para se aproximar do nível do Sporting e com a complacência da FPF, lá conseguiu alterar os regulamentos. Na próxima época os clubes que utilizarem mais do que 5 jogadores que não foram formados localmente serão penalizados com a perda de pontos.

Curiosamente, há dois anos não era possível. Hoje já dá jeito. Os clubes mais pequenos raramente jogam com jogadores estrangeiros, pelo que para eles não fará grande diferença. O principal prejudicado é precisamente o Sporting que já tinha o planeamento da próxima época praticamente fechado e agora terá que alterar a constituição do seu plantel em função da alteração nas regras.

A excepção à regra


No meio de todas estas alterações, foi criado uma regra excepcional que indica que um jogador com menos de 23 anos e com 3 épocas a jogar em Portugal conta como jogador "nacional". Esta excepção caiu logo e em exclusivo em Rafael Hemni, jogador do Benfica. Mais uma daquelas curiosidades.

As virgens ofendidas


Já no final do 3º jogo da final do Play-off o Sr. do Pullover avermelhado se queixou da FPF. Nos dias seguintes foram umas fontes encarnadas a fazerem as despesas das "queixinhas" no jornal Abola. Mas desta vez, teve que ser mesmo Alípio Matos a dar a cara pelo Benfica. Estranho não é!? Por que será que o homem não dá mais vezes a cara?

Os defensores do jogador português


Em 2014/2015 os defensores do jogador português tinham no seu plantel nada mais nada menos do que 9 jogadores estrangeiros: 

Destes nove jogadores, apenas dois eram formados localmente. Os outros sete jogaram praticamente toda a época, ajudando o Benfica a conquistar o campeonato nacional. É a chamada "mudança de paradigma lampiâ".

Carregados!?


Alípio Matos antes de entrar no Benfica treinou o Belenenses e as suas declarações ficaram para a história do fustal em Portugal. Vejamos:


"É sempre para os mesmos, é sempre a carregar para cima dos mesmos, é sempre a prejudicar os mesmos. Não há verdade desportiva (...) Tudo o que é montado enoja todas as pessoas que gostam do jogo".

"Nós sabemos que a maior das pessoas ligadas ao futsal são do Benfica.O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Vitor Peralta, é um benfiquista confesso. Foi apanhado a rir-se com o presidente do Benfica quando o Belenenses perdeu 6-2 com os encarnados, começa por aí.  60% dos árbitros e das pessoas ligadas à modalidade"

Com declarações tão elucidativas como estas, do actual director do Futsal do Benfica, vale a pena dizer mais alguma coisa?

Colinho!?


Mas Alípio Matos, queixa-se também do castigo a Bruno Coelho. Já se percebeu que o senhor tem uma escoliose grave. Vejamos os "carinhos" feitos por jogadores do Benfica nos dois primeiros jogos da Final do play-off da época passada.


Mas há mais. As agressões ocorridas há 3 anos foram finalmente analisadas pela FPF na época passada. Resultado? "Tudo impecável. Não temos nada a apontar!" Tirem as vossas conclusões


Para além de tudo isto, o que dizer da suspensão aplicada pela FPF a Bruno de Carvalho?

Bruno de Carvalho foi suspenso por quinze dias pela secção não profissional do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido "à invasão do terreno de jogo sem autorização". Para além do castigo ainda terá que pagar uma multa de 51€. Tudo isto teve o desplante de festejar com os jogadores, treinadores e staff da equipa que preside a conquista de mais um título nacional na modalidade. De facto, a FPF foi branda no castigo. Perante tamanha ofensa, Bruno de Carvalho deveria ter sido irradiado. Onde é que já se viu um presidente de um clube festejar o titulo com os seus jogadores? E ainda por cima no pavilhão do Benfica! Não pode ser...

De tudo isto, há que reter que o Sporting montou um grande plantel para atacar a próxima época e para além de querer revalidar o quadruplete (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Taça de Honra), ambiciona também a tão desejada conquista europeia. O Benfica não tendo capacidade directiva e técnica e não confiando no seus jogadores tenta de todas as formas e feitios colocar dificuldades ao Sporting. 

Como diz Alípio Matos, "Nós sabemos que a maior das pessoas ligadas ao futsal são do Benfica", mas não temos medo nenhum dessa gente!

Pra cima deles, como leões!

Podem ler a entrevista de Miguel Albuquerque publicada hoje pela Abola (aqui).

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

22 comentários:

  1. o benfica não é nada no futsal... não tem moral nem tem vergonha. Deviam abandonar o jogo, não fazem falta nenhuma. O futsal não precisa desses arruaceiros.

    e não é nada porque entrou no futsal contra os regulamentos. COMPROU uma licença ao olimpico evitando jogar a segunda divisão que já existia.

    É isto... o benfica fintou os regulamentos, a FPF criou uma excepção que não criou com mais ninguém. O benfica é um abcesso, um cancro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tivemos esta conversa penso eu em outro lado. Mas aqui vai.

      E o Sporting que podemos dizer "comprou" a custo 0 a licença do Hoquei em 2014 ??? Que não era do clube e quem jogou as divisões inferiores foi a "Associação de Patinagem do Sporting Clube de Portugal" que era uma associação independente e nem tinha sede em Lisboa.

      Tinham apenas ligações afectivas ao clube mas para efeitos oficiais foi exactamente o mesmo. O Benfica ficou com a licença de outro clube e o Sporting ficou igualmente com a licença de outro clube.

      E se quiser tb lhe posso demonstrar o mesmo no FCP.

      O SCP não tinha equipa inscrita de hóquei na Federação até 2014 e começa na primeira divisão através da aquisição da licença de um associação. Legalmente tudo igual.

      Eliminar
    2. Hmmm, essa nao cola:
      "Em 2005, a modalidade extingiu-se, tendo sido retomada em 2010. A época de 2011/12 foi marcada pela subida à 1ª Divisão. Na época 2014/15 o Sporting regressou às vitórias europeias, com a conquista da sua segunda Taça CERS.[33] No início da temporada 2015/2016 o Sporting conquista a Supertaça António Livramento após bater o Benfica por 4-2.[34]"

      WikiSporting ;)

      O Sporting jogou a divisao inferior se bem me lembro.

      E depois, Associacao de Patinagem do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, bem, the clue is in the name...

      Eliminar
  2. 2e não é nada porque entrou no futsal contra os regulamentos. COMPROU uma licença ao olimpico evitando jogar a segunda divisão que já existia."

    Meu caro o Benfica não evitou jogar na 2 divisão nacional....o Benfica evitou jogar a 3ª divisão distrital, que era o que clubes novos faziam na altura. Hoje já há bem menos....

    O problema dos rapazes é que no play-off o novo regulamento só fala em multas...logo adivinha-se pagamento das mesmas ( por parte do SCP ) e cabaz bem cheio para os meninos do Alto do Moinhos/Carnide

    ResponderEliminar
  3. Só durante a fase regular se aplica a perda de pontos?

    Se assim for teremos o 1º campeão a acabar em 8º a fase regular :D

    ResponderEliminar
  4. Com o ambiente que será criado no João Rocha nem €arregados se safam.

    ResponderEliminar
  5. Eles quando entram naquele clube ficam impregnados de varias enfermidades, uma delas é que acham que podem fazer tudo ......da-lhes Mister eles merecem.

    ResponderEliminar
  6. Mais um excelente post. As palavras do director do Benfica Alipio são esclarecedoras. SL

    ResponderEliminar
  7. Ou seja as regras não mudaram em nada. Apenas a multa aplicar.
    Por tanto aqui estão a defender que fazia sentido ter uma regra que não era respeitada???
    Basicamente estão a fazer a bem típico português que mais vale fazer o crime porque compensa o castigo.

    É simplesmente ridículo existir um conjunto de regras que depois não são aplicadas porque pagas multas de baixo valor.

    Imaginem isso agora no futebol. Ninguém ligava aos limites das competições europeias cada um levava o que queria e depois pagava mil euros ....

    Imaginem isto na vida real. Vou ao continente e roubo as compras no valor de mil euros depois pago um multa de 100 e tá feito.

    ResponderEliminar
  8. Não se preocupem, nós damos o futsal de barato para vocês. Aliás suponho que este ano o lipoaspirado o que não gasta na equipa de futebol, está a gastar no reforço das modalidades.
    Podem desde já ficar com o próximo título de campeão deste futebol menor. Nós só queremos o Tetra e seis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto realmente:

      "rudolfo dias24 de agosto de 2016 às 19:23
      Plenamente de acordo com a moderação.
      Esperemos agora que os insultos pessoais e clubísticos gratuitos, de parte a parte, terminem e que impere a quase impossível sã convivência entre verdes, vermelhos e o azul."

      Lipoaspirado e futebol menor (insultas a seccao de futsal do teu proprio clube?)?
      E a bazofia?

      Deixa la que se ganharmos este ano não sera porque tu escolheste ignorar a modalidade...

      Eliminar
    2. Franceezza, onde no meu comentário consegues vislumbrar, como o outro, qualquer "insulto pessoal ou clubístico gratuito"?
      )lipoaspirado: mas o homem não fez mesmo uma lipoaspiração?
      )futebol menor: o futebol de 5 é o parente pobre do futebol, tal como o sevens é o parente pobre do râguebi. Que mais não seja, é só comparar os espectadores e os vencimentos de uns e de outros.
      )bazófia: faz parte de umas picardias saudáveis e de quem sabe que o seu clube é muito superior em todos os aspectos (pega lá mais uma).
      )no entanto és tu que na resposta em baixo tratas os excelsos adeptos Benfiquistas ligados à comunicação social por "propaganda lampiâ" e num outro blogue recentemente moderado referes-te aos Gloriosos comentadores como "os trolls que aqui aparecem incluindo os bem falantes", mesmo sabendo que nos "bem falantes" me incluis a mim.

      Eliminar
  9. Estava a ver que nunca mais havia um post sobre o Benfica :D

    Assim está bem! Ja voltámos à normalidade.

    Não tem medo nenhum dessa gente? ? Que "gente" fala ele? Medo? Porque é "gente" forte,sera? Que amedronta os outros? "Gente" rude? "Gente" lusitana capaz do pior ?

    Será que faz parte de propaganda Sportinguista ou o Sporting não tem propaganda ? Só o Porto e Benfica é que têm propaganda ?

    O problema do Sportig foi o Benfica ter criado uma secção de futsal. Seria tudo muito mais pacífico...sem essa "gente" que aparentemente mete medo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incomoda-te que se mostrem os podres do teu clube? Nao tens nada a dizer sobre o CONTEUDO do post?

      Respondendo a tua questao, a propaganda lampia esta mais que demonstrada. O Mister faz disso arte. Como avido seguidor de blogues do Sporting ja devias saber isso.

      Eliminar
    2. O Benfica fez algo de ilegal ? TODOS os clubes vieram a defesa do jogador nacional...Como Sporting defende sempre o jogador nacional e o jogador formado localmente foi o único que se mostrou contra.
      Resultado o Sporting levou a melhor contra TODOS os outros clubes. E eu que pensava que vivia em democracia.

      Aqui está o que penso da jogada de bastidor do Sporting que vai contra todos os desejos de todos os clubes.
      O Benfica fez algo de errado ? Claro como rival que é mais uma vez era a pedra no sapato de qq sportinguista

      Eliminar
    3. Mais uma vez estás a interpretar as coisas do modo que te dá jeito. O Sporting reclamou por vários anos essa defesa. A liga sempre deu nega dizendo que não era.possível. Entretanto reforça a equipa e contrata jogaores que por acaso até são estrangeiros e o Sporting domina. E, de repente, sem nenhuma indicação prévia, sem nunca ter indicado que se estava a preparar essa mudança, o impossível passa a ser possível. Bruno, se há clube que valoriza o jogador nacional e o Sporting. Não achas que houve aqui má fé por parte da fpf? O Sporting não está contra a valorização nacional, está contra é o modo como foi conduzido o processo. Foi por isso que foi contra.

      Eliminar
    4. Bruno, ainda és burro? Epá, isso não passa? Vai ao médico, cretino... Então quando o Sporting propôs a perda de pontos 2 épocas antes o que votou o teu clube corrupto?

      Eliminar
    5. MC,

      Como disse o Anónimo anteriormente, o SL Benfica não estava contra, estáva contra é o modo como foi conduzido o processo.
      Quando a corrupçao, sou totalmente contra qualquer clube que faça corrupção seja em que ano for de que jeito for, mesmo se for meter dinheiro em contas bancarias de arbitros e ter uma informacao detalhada desde moradas a nibs etc de arbitros.

      Passa bem e fica com os teus actos e palavras que te assentam muito bem.

      Eliminar
    6. MC não vale a pena argumentar contra pedreiros. em carnide a dança é tocada conforme o maestro quer, pode e manda.

      Eliminar
  10. mister tem atenção que eles agora vem para aqui como ratazanas, a fugir das regras de comentários no artista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiça, é só Mister e Mestre doutorados em pornografia futebolística que até me confundi.

      Eliminar
    2. Eu se fosse uma ratazana ficaria ofendido...

      Eliminar