terça-feira, 12 de julho de 2016

Casa renovada para a próxima época

Foto de 12/07/2016

Neste primeiro mandato da direcção presidida por Bruno de Carvalho é possível constatar a forte aposta nas infraestruturas do clube. Podem saber mais sobre este assunto clicando (aqui).

Para além das obras de substituição do relvado e do sistema de drenagem do Estádio de Alvalade o Sporting decidiu também efectuar obras nos camarotes e nos balneários. Obras essas que já estão concluídas como podem ver nas imagens seguintes.

Balneários de Excelência









Novos camarotes







Fosso Pintado


Pavilhão João Rocha





Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 


Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

28 comentários:

  1. Excelente! É um orgulho enorme ver a evolução do Sporting Clube de Portugal nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito. O Mister JJ tem todas as condições para dar a tactica aos jogadores.

    ResponderEliminar
  3. Os camarotes, na minha opinião estão horríveis. Tudo muito Alvaláxia, tudo muito Sporting TV. Não gosto! :(
    Não consigo compreender porque é que o Sporting não consegue fazer as coisas com modernismo e classe. Temos sempre a mania que temos de ser arrojados, e depois saem mamarrachos como o estádio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Na minha opinião estão bem fixes.É tudo uma questão de gostos... E gostos não se discutem.

      Eliminar
    3. Também não acho particular graça mas ... so what? pessoalmente só penso assentar a peida nas cadeirinhas das bancadas... é o lado para onde se dorme melhor, o interior dos camarotes.
      Se se falasse do relvado (como estava) ou até do fosso (como está!) tinham-me 100% a favor da crítica, agora da decoração dos camarotes?!'!? dasse ....

      Eliminar
    4. Os camarotes não são todos iguais àquele.

      Eliminar
    5. A crítica parece-me ao facto dos camarotes já não terem croquetes.

      Tranquilo.

      Eliminar
    6. Os camarotes estão lindos, quem dera na Sporting TV ter aquele branco todo. O grafismo e cenários da TV são muito carregados e escuros, muito pesados. Precisam de branco clean tal e qual os camarotes. Ah, e mudarem o logótipo para um leão ou colocar as inicias scp em cima do nosso símbolo, como está é que não dá com nada. De resto grande trabalho da direcção, mais uma vez. SL

      Eliminar
    7. @conana. Independentemente de se ter acesso ou não aos camarotes, são uma parte integrante do nosso estádio. E que por acaso até é bastante importante já que cativam patrocinadores e parceiros que bastante falta fazem ao Sporting.

      @Valdemar Iglésias Croquetes, vai ter de certeza. E outras coisas também, felizmente! Mas se a alusão aos croquetes é a dos Croquettes (com dois t), então também estou absolutamente tranquilo, porque não me incluo neles de todo! :)

      @ARC É evidente que gostos não se discutem e cada um gosta do que gosta, mas eu acho que em vez daquelas linhas diagonais (que cansam e ao fim de uns anos já ninguém pode ver à frente), se fossem linhas ortogonais seria muito mais leve e intemporal.
      Estão melhores que os actuais que são do mais old fashion que existe e ainda por cima velhos e mal conservados. Mas, na minha opinião, mereciam uma remodelação mais discreta e consensual.

      SL

      Eliminar
  4. Falta fechar o fosso. Lá chegaremos em breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem de ser o próximo projecto da direcção. Mas fazer obras definitivas quanto a isso, afundar o relvado e meter bancadas até abaixo.

      Também acho que se deveria mudar os ecrãs gigantes de sítio e dar mais 700 lugares ao estádio.

      http://www.avsystems.ie/wp-content/uploads/aviva-stadium-aerial-shot2.jpg

      E por fim bancadas verdes e brancas, que acho isso essencial já para a próxima época.

      Eliminar
    2. Afundar o relvado, infelizmente, não é possível. O ângulo de visão da bancada B incide mesmo sobre a linha lateral. Significa que, se se baixasse o relvado, quem estivesse na bancada B deixaria de ver uma parte do relvado.
      A alternativa seria rebaixar o relvado e estreitar o mesmo, mas parece-me que também não seria solução...

      Eliminar
    3. Também há o problema do parque de estacionamento ser por baixo do relvado e serem necessárias obras também no parque, o que seria caro. Mas acho que nos próximos 5 anos deveria ser um assunto resolvido

      O que é que achas da mudança dos ecrãs como no aviva stadium?

      Eliminar
    4. Não conhecia o Aviva Stadium. Era um assim que eu gostava de ter. Bonito, moderno e sem invenções.

      A colocação dos ecrãs nos cantos e no meio da bancada foi uma solução de recurso. Não estavam idealizados para aquele local. Contudo, alguém se esqueceu deles na fase de projecto e, portanto, a estrutura da cobertura não está preparada para suportar as toneladas(?) que pesam cada um dos ecrãs.
      Mais um erro naquele estádio... :(

      Mas seria magnífico se eu estivesse enganado e que fosse possível retirá-los de lá e colocar "pendurados" na cobertura.

      Ah, e bancadas todas verdes também é um must have num futuro próximo!

      Eliminar
    5. Sinceramente, acho que a única solução viável para "fechar" o fosso é com uma estrutura metálica com o piso em gradil. Tudo o resto, seja afundar o relvado, laje colaborante, ou fazer uma bancada sobre o fosso, não só não é viável, como seria muito caro, por tudo o que isso iria alterar na zona do fosso, nomeadamente as áreas técnicas. Aquilo lá em baixo é um "mundo", não é como o Arena de Amesterdão que era mesmo só um fosso.

      Eliminar
    6. Certo. Também penso o mesmo.
      Fechar com gradil já seria menos mau, desde que tape aquele fosso e o transforme em zona útil de passagem e utilização...

      Uma estrutura em laje colaborante não seria viável porquê? Obrigaria a reforço da estrutura de suporte à laje?

      Eliminar
    7. Não sou especialista em construção, que fique claro, mas a laje colaborante taparia por completo o fosso. Não haveria luz natural nem ventilação em baixo, a não ser que se deixasse as laterais abertas. Mesmo assim se calhar não haveria suficiente ventilação.

      Com os painéis de gradil pintados de verde (beneficiando ainda de as paredes do fosso também já estarem pintadas de verde), e dependendo da malha dos painéis, o efeito visual é como se aquilo estivesse mesmo tudo tapado, mas na realidade em baixo continua a haver ar e luz natural. E é evidente que seria uma zona de passagem e utilização. Não propriamente para o aquecimento dos jogadores, mas também nunca seria essa a utilização a dar àquela zona, creio.

      Eliminar
    8. Quem quiser ter uma vista boa sobre o interior do fosso pode fazê-lo através da "street view" do Google Earth no interior do estádio (as imagens não são recentes mas não houve alterações estruturais entretanto). Existem portas, janelas, portadas e portões, bem como o acesso ao balneário nas paredes interiores do fosso.

      Eventualmente poderia ser colocada laje colaborante nalgumas zonas, como por exemplo, junto às bancadas superiores, mas penso na extensão das centrais não seria o mais correcto.

      PS - Se virem o "street view" do interior do Arena de Amesterdão podem ver com perfeição a obra que eles fizeram para tapar o fosso. Está óptimo, mas não é inteiramente aplicável ao nosso estádio.

      Eliminar
    9. Pronto. Seja em painéis gradil! Fiquei convencido. :)
      Agora é fazer chegar a ideia ao presidente para ele a ir amadurecendo até ao final da época que agora inicia e a ver inicia a obra no final da mesma. :)

      Eliminar
    10. HAHAHA ;)

      A direcção entrega isto a profissionais que farão o trabalho todo, desde o estudo com várias opções e respectivos orçamentos, e depois a construção e montagem da estrutura.

      Quando quiserem mexer nas cadeiras, espero que pensem em toda o visual interior do estádio, que é muito questionável, para ser leve. Por exemplo, se quisermos que as cadeiras sejam todas verdes - e para mim essa seria a solução ideal - as escadas e os corrimões não podem continuar pintados de verde.

      Parecendo que não, as cadeiras multicolores retiram muita imponência ao estádio de Alvalade. Imaginem a Luz e o Dragão com cadeiras às cores. Ficava igualmente horrível.



      Eliminar
    11. Continuei a pensar nisto, porque o nosso estádio é um berbicacho... É necessário continuar a assegurar o acesso das ambulâncias ao relvado, porque em caso de ocorrer uma tragédia, como um sismo, os feridos têm de ser assistidos no relvado e ali recolhidos. Além disso, as máquinas que fazem a manutenção do relvado, e que estão armazenadas debaixo da bancada, têm de continuar a poder ter acesso ao mesmo através da rampa. Por isso teria de ser um piso retráctil junto às rampas, se é que isso é possível.

      Relativamente às cadeiras, pensando bem, cadeiras verdes com uma cobertura verde parece verde a mais, mesmo que goste imenso da cor. Por exemplo, o Aviva tem uma cobertura translúcida, no Celtic Park a cobertura é em chapa cor de alumínio. Não conheço nenhum estádio com uma cobertura como a nossa, e esta é uma realidade muito mais difícil de alterar do que as cadeiras...

      Só simulando como ficaria mas, por exemplo, imaginemos alternar as cores por sectores, com a A01 com cadeiras verdes, a A02 e a A03 com cadeiras brancas, a A05 e a A04 novamente com cadeiras verdes, e assim sucessivamente. Cadeiras verdes e cobertura verde, não sei se resultaria.

      Eliminar
    12. Temos ali um problema de nascença. E como diz o ditado, pau que nasce torto... :(
      Nunca tinha pensado nessa questão de cadeiras verdes, com pala verde ficar tudo verde demais, mas faz sentido.

      Enfim... Vou sonhar que um dia um mecenas milionário com grande amor pelo Sporting se chegue à frente para destruir este estádio e construir um a sério...

      Eliminar
  5. Fico muito contente com a evolução do Sporting, e estou com muita vontade de voltar a Alvalade para ver as novidades todas. Espero que o clube faça a promoção adequada dos espaços, para aumentar a venda de camarotes e levar mais adeptos a fazer a visita ao estádio e ao novo museu.

    Acrescentava só o seguinte. A taxa de ocupação dos Camarotes e Lugares de Leão na bancada nascente é muito baixa. Isto porque o serviço me parece ser muito básico, embora não seja conhecedor profundo, porque apenas tenho lugar especial e na bancada poente. Do sítio onde me sento, vejo que por detrás dos camarotes de Leão há um corredor e por detrás uma cortina branca a tapar algo. O que há lá por detrás? É um bar? Um restaurante?

    Que tal mudar a ambiência daquela zona para tornar mais apelativa e moderna a ambiência na zona? Por exemplo, abrir aquele espaço de modo a que se possa ver o jogo a partir do interior, para que os adeptos possam ir e vir do bar sem perder a visão do que se passa no campo. Um pouco a experiência dos estádios americanos, que têm espaços comuns com vista para o campo, embora aí faça mais sentido, porque os desportos colectivos americanos duram mais tempo que o nosso futebol.

    O Sporting tem ainda um trabalho importante a fazer para rentabilizar mais o seu estádio, e isso passa inevitavelmente por modernizá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mais uma coisa. Os camarotes de Leão ficam no segundo piso da bancada nascente, portanto, ao nível dos cinemas do Alvaláxia. Antes, na sala de espera ao pé das bilheteiras do cinema havia uma pequena vista para o interior do estádio, e era aí que se conseguia ver parte do corredor de acesso aos camarotes na bancada. Aqueles camarotes não têm salas, como os camarotes para as empresas, apenas lugares delimitados na bancada.

      Parece-me também que cheguei a ver uma espécie de bar lá para dentro, mas entretanto creio que taparam aquilo para não se ver nada a partir dos cinemas.

      Eliminar